Considerado um dos maiores males da atualidade, o stress vem crescendo cada vez mais entre profissionais das mais diversas atividades. A instabilidade econômica em um momento de crise do pais agrava ainda mais a situação e pesquisas já mostram que em até 2030, o stress poderá ser considerado a doença mais comum em todo o mundo.
Uma pesquisa entre a Harvard Business School e a Universidade de Stanford relatou que o stress provocado pelo trabalho é tão ou mais prejudicial, do que o fumo inalado quando se está junto de algum fumante. Em termos prejudiciais, vale lembrar que estão englobados, desde o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, visto que o estado de exaustão libera hormônios aceleradores da frequência cardíaca, além de diabetes e também do desenvolvimento de doenças como o câncer.
Entre tantas preocupações sobre a saúde física e mental dos profissionais, muitos conselhos têm sido oferecidos para evitar ou, pelo menos, auxiliar no gerenciamento do stress. Neste texto, propomos ampliar o olhar sobre ambiente de trabalho, investigando as influências dos espaços físicos na contribuição da sensação de bem estar.
Sabemos que um ambiente projetado de forma inadequada pode ser o responsável por desconfortos físicos, provocando irritabilidade e podendo contribuir para uma situação de stress. Então, reunimos abaixo algumas sugestões de ergonomia para adequar o seu local de trabalho e melhorar a sensação de bem estar:
_______
Fonte da imagem: www.e-konomista.com.br
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.