Como seria bom se fosse possível, simplesmente, apertar o “botão da criatividade” toda a hora que precisamos criar algo novo! Infelizmente não é bem assim que funciona.
A notícia boa é que podemos desenvolver a habilidade da criatividade em nós mesmos e ativá-la, através de ferramentas e técnicas, sempre que for preciso.
Para entender melhor sobre esse “passo a passo da criatividade”, perguntamos à jornalista Arieta Arruda (confira nossa entrevista exclusiva!), especialista em gestão de criatividade e inovação o seguinte:
“O que você costuma fazer quando precisa ter novas ideias?”
Resposta:
“Essa questão é muito interessante, pois hoje em dia tenho um turbilhão de ideias e que precisam ser constantemente lapidadas e organizadas. Mas assim como um jardim que deve nascer as flores, não se pode atropelar o processo natural da vida. Precisamos dar tempo ao tempo para colocar a semente, cuidar dessa semente, do solo, das condições do clima e depois dar tempo de maturação para que as flores nasçam. Assim também é o processo criativo. Não posso querer apertar um botão: agora preciso ter uma ideia genial (risos).”
PASSO 1:
“Primeiro, precisamos cuidar da nossa mente com inputs (ideias, informações, dados novos todos os dias), fazendo germinar a nossa semente criativa. Este é um processo contínuo de retroalimentação e é fascinante.”
PASSO 2:
“Depois, precisamos ter consciência de como funciona o nosso modelo mental para descobrir o que nos motiva a ampliar o nosso background cultural, o que nos move a nos aprofundar em determinados assuntos. É a fase do autoconhecimento e busca de informações no ambiente. É como se fosse cuidar das condições climáticas, de solo e de água do nosso jardim para que aquela semente que colocamos se sinta cuidada e fértil.”
PASSO 3:
“Em terceiro lugar, existem diversas ferramentas e técnicas que podem ser nossas aliadas no momento em que precisamos gerar as ideias (outputs) e(ou) solucionar um problema em nossa vida. É como dizia Thomas Edison, dono de mais de 2 mil patentes de ideias inovadoras, “se quer ter uma boa ideia, é preciso ter muitas ideias”.
Quer saber mais sobre técnicas para se tornar mais criativo?
Então esteja conosco na Palestra Online Gratuita: “Ferramentas para ativar a CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO no ambiente de trabalho”, no dia 17/05 /16 (terça feira) às 19h.
É a oportunidade de estar ao vivo com a arquiteta Priscilla Bencke e a jornalista Arieta Arruda, para esclarecer perguntas e dúvidas sobre este tema.
Inscrições gratuitas no link: bit.ly/PALESTRACRIATIVIDADE
Este evento faz parte do Ciclo de Palestras Gratuitas Online 2016, realizado pela QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces. Clique aqui para conferir nossa programação do 1º semestre.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.