A ARTE DE SENTAR (levantar, caminhar, movimentar,…)

Publicado em: 19/02/2015

Não me canso de buscar informações sobre a arte de sentar. Trata-se de uma arte mesmo, já que envolve uma série de complexidades e, quando é atingido o seu ideal de beleza e funcionalidade, se torna uma arte!

Em um anúncio de divulgação da empresa de mobiliário Steelcase* e na publicação da revista alemã Focus Gesundheit (jan/2015), foi divulgado que passamos, aproximadamente, 80.000 horas sentados, ao longo de nossa vida. Se fizermos uma matemática rápida, isto significa mais de 3.000 dias, ou seja, passamos, aproximadamente, 9 anos de nossas vidas sentados! É de assustar, não é?  Principalmente se nestes 9 anos sentarmos de forma inadequada.

A maneira correta de se sentar não envolve somente a questão da postura, como já tratamos em publicações anteriores (https://qualidadecorporativa.wordpress.com/2015/02/10/sente-direito-6-passos-para-aproveitar-os-recursos-da-sua-cadeira/) , mas influencia também, o tempo que permanecemos em uma mesma posição. Ainda, segundo a divulgação da Steelcase, o ideal é que de hora em hora, possamos trocar de posição para movimentar a musculatura.

Vamos entender o porquê.

Segundo os autores Julius Panero e Martin Zelnick**, quando estamos sentados, apoiamos 75% do peso de nosso corpo em apenas 26 cm² de estrutura óssea (tuberosidades dos ísquios). É muito peso para pouca área e o resultado são grandes esforços de compressão na parte inferior das nádegas. Uma longa permanência na mesma posição, sob o efeito destes esforços, pode causar isquemia, ou outra interferência na circulação sanguínea, resultando em formigamento e dores naquele local.

O que fazer então?

Podemos adotar algumas estratégias para nos movimentarmos durante o trabalho. Seguem alguns exemplos:

  • Para quem costuma beber água (ou vale o mesmo para o café ou chá), experimente deixar o copo ou a jarra em um local um pouco mais distante, fazendo com que você levante da cadeira e dê uma curta caminhada.
  • Existem cadeiras com sistema “relax”, que possibilitam inclinar o encosto para alcançarmos uma posição de relaxamento. Dar uma espreguiçada utilizando este recurso também pode ser uma boa opção.
  • Realizar algumas atividades em pé, mesmo que a mesa não tenha a regulagem de altura adequada, como por exemplo, organizar uma documentação ou fazer alguma leitura eventual.
  • Adotar um sistema de alarme no computador ou celular, sinalizando a hora de fazer uma pausa, é interessante para não depender somente da memória.

* Para quem tenha curiosidade na divulgação da Steelcase, segue abaixo:

** Julius Panero e Martin Zelnick são os autores do renomado livro “Dimensionamneto Humano para Espaços Interiores”.

Fonte da imagem destaque:http://www.slate.com/articles/health_and_science/explainer/2012/07/sitting_may_lower_life_expectancy_but_it_s_so_comfortable.html

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X