Compartilho aqui, o nosso artigo publicado originalmente na revista Bendita, Ed. 19, Dez 2015/Jan 2016.
Quando buscamos qualidade de vida, almejamos um equilíbrio saudável nas diversas esferas da condição humana. No ambiente de trabalho a busca se torna ainda mais necessária, pois muitas vezes, enfrentamos rotinas desafiadoras que podem resultar em estresse, cansaço físico e mental. A principal justificativa para esse prejuízo à saúde é a longa permanência em ambientes de trabalho inadequados e expostos a fatores que interferem no comportamento e na produtividade do profissional. Recentemente a pesquisa da Regus, empresa do mercado corporativo, mostrou que quase 20% da nossa população trabalha, em média, 11 horas diárias. Sem dúvida é tempo suficiente para gerar influências na nossa qualidade de vida e no bem estar dos colaboradores ao nosso redor.
Sabe-se que o estado físico e psicológico do indivíduo reflete diretamente em sua satisfação e produtividade no trabalho. Sendo assim, criar condições para um ambiente adequado, significa ter profissionais em sua melhor performance, diminuindo custos de afastamentos médicos, alcançando bons resultados e garantindo a motivação e engajamento. Complementando os programas de qualidades de vida nas empresas, a medicina e segurança do trabalho, a arquitetura também pode colaborar com a busca por um ambiente mais saudável. Então vamos lá, seguem algumas questões para serem observadas no espaço físico e que podem estar interferindo na sua qualidade de vida:
INVESTIR EM MOBILIÁRIO ADEQUADO É INVESTIR EM SAÚDE
Muitos prejuízos físicos provocados pela atividade corporativa estão diretamente relacionados com a ergonomia e o mobiliário. E já que passamos tanto tempo sentados, a cadeira se torna a principal responsável pelo nosso conforto físico, mas como escolher um modelo ideal entre tanta variedade? Quanto mais flexibilidade a cadeira oferecer para se adequar ao perfil do usuário, melhor ela será. Indico pelo menos três funções: regulagem de altura do assento, do braço e apoio para a lombar. Recentemente visitei a fábrica da Interstuhl, na Alemanha, e acompanhando o processo de fabricação e a qualidade nos detalhes, entendo que a cadeira, assim como todo o mobiliário corporativo, deixa de ser um custo no orçamento e passa a ser um investimento em saúde.
POSICIONE SEUS EQUIPAMENTOS CORRETAMENTE
Independente do tipo de monitor do computador é importante que ele esteja posicionado em uma altura que não force o pescoço e a uma distancia que não cause fadiga visual. Também deve ser observada a posição da mesa, pois trabalhar de costas para a janela pode causar reflexões da iluminação natural no monitor, dificultando a visão. Qualquer pequeno desconforto pode prejudicar a performance profissional e por isso deve ser levado em consideração.
TRAGA VIDA AO ESCRITÓRIO
Sol, ventilação, vegetação, cores e revestimentos naturais, são sempre bem vindos em espaços de trabalho. Um estudo da HumanSpace mostrou que aumentamos em 15% a nossa sensação de bem estar na presença de iluminação natural e vegetação. Além disso, em ambientes com muita poluição eletromagnética de computadores, impressoras, e outros equipamentos eletrônicos, incorporar a vegetação no ambiente pode contribuir para a renovação do ar e benefícios para a saúde em todos os usuários.
DESENVOLVA HÁBITOS SAUDÁVEIS
De nada adianta investir em elementos saudáveis se não desenvolvermos hábitos que garantam a qualidade de vida no trabalho. Manter a mesa e os equipamentos organizados e limpos é fundamental para a qualidade de vida. Por mais inacreditável que possa aparecer, o teclado é o maior foco de bactérias do ambiente de trabalho e não higienizá-lo, ou fazer refeições sobre ele, torna-o um transmissor de doenças. Além disso, permanecer muitas horas sentado, em postura inadequada, pode causar muitos prejuízos à saúde. É muito importante variar as posições de trabalho, executar algumas atividades em pé e adotar minutos diários para alongamentos. Aproveite as pausas para relaxar os músculos, esticar o corpo e respirar ar puro para renovar o bem estar físico e mental!
Fonte da imagem de topo: http://www.cpabsalao.com/psicologia-organizacional/a-importancia-da-qualidade-de-vida-no-trabalho-para-o-bem-estar-do-colaborador/
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
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