*Carolina Brugalli Bortoncello
Diante do atual cenário econômico e das grandes mudanças que o mercado corporativo atravessa no Brasil, a capacidade de inovação é uma estratégia ainda mais importante para as empresas que buscam alavancar seus negócios.
É válido ressaltar que o maior desafio neste momento é oferecer soluções que tragam inovação e funcionalidade para o usuário, além de caber no seu bolso, é claro.
Mas como e por onde começar?
Para orientar o desenvolvimento de uma nova solução, uma excelente ferramenta é o “Human Centered Design” ou “Design com foco no ser humano”, que consiste em entender as pessoas que fazem parte do público-alvo, desenhando a solução a partir de sua perspectiva. Assim, o público-alvo comprará a ideia, tornando-se um aliado da inovação, pois ela trará benefícios para o seu dia-a-dia.
O processo consiste em 3 etapas:
Inspiração: abrir a mente para novas possibilidades, sempre mantendo o foco no público-alvo. Ouvir as pessoas, entender sua r
ealidade e necessidades para absorver o máximo de informações sobre seus hábitos, o ambiente em que vivem, para entender qual solução vai realmente resolver o problema e facilitar a vida destas pessoas.
Concepção: esta é a etapa do brainstorming, ou seja, levantar o maior número de ideias, fazer testes, apresentar protótipos e ouvir feedback para verificar se a solução atingiu o objetivo, se agregou valor e gerou o benefício ou como ainda é preciso evoluir para chegar lá.
Implementação: é onde a solução é apresentada aos investidores, a fim de estabelecer parcerias para viabilizar o projeto e colocar o produto no mercado e nas mãos das pessoas para as quais ele foi desenvolvido.
O HCD (Human Centered Design) é um conceito prático que pode ser utilizado para ajudar na solução de problemas de forma simples, criativa e focada no ser humano. Ele inicia nas pessoas e termina em soluções desenvolvidas para atender às suas necessidades.
A imagem abaixo mostra um produto desenvolvido pela BYRNE BRASIL, através da utilização da ferramenta HCD (Human Centered Design):
Veja o vídeo da ideo.org, que pratica e promove o conceito, sobre o Human Centered Design: http://www.designkit.org/human-centered-design
Texto escrito por Carolina Brugalli Bortoncello, Administradora de Empresas com MBA em Negócios Internacionais pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, atua há 16 anos na área e ocupa o cargo de Gerente de Operações da BYRNE BRASIL, empresa especializada em caixas de tomadas e conectividade para mobiliário corporativo com certificação INMETRO. Na BYRNE BRASIL, aprofundou seus conhecimentos sobre o “Human Centered Design”, considerado pela empresa uma ferramenta estratégica para o desenvolvimentos de soluções inovadoras.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.