A preocupação com o conforto dos usuários nos ambientes internos sempre foi uma questão recorrente na arquitetura europeia. Diferentemente do desenvolvimento imobiliário americano, onde, muitas vezes, os edifícios eram vistos como mercadorias para a venda, sem muita preocupação com o uso, os edifícios de escritórios da Alemanha, por exemplo, estavam mais preocupados com seus espaços internos e com o bem estar dos funcionários.
Um excelente exemplo é o edifício sede do Commerzbank, em Frankfurt, realizado em 1991, mas até hoje citado como referência na qualidade dos espaços internos de trabalho. Já na sua volumetria diferenciada, podemos perceber a preocupação com a ventilação e iluminação natural em seu interior. Estratégias em benefício da sustentabilidade e do bem estar dos usuários.
Seguem abaixo algumas imagens do empreendimento e de seus espaços internos.
Quem não trabalharia com mais prazer em um ambiente assim?
Edifício sede Commerzbank, Frankfurt, 1991.
Espaços internos com a presença da vegetação e iluminação natural.
Fonte das imagens: http://www.fosterandpartners.com/, http://www.4cornersimages.com/, http://www.skyscrapercity.com/
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.