A Revolução do Design dos Ambientes Corporativos Brasileiros

Publicado em: 27/09/2018

A Revolução do Design dos Ambientes Corporativos Brasileiros

 

Podemos observar uma mudança de mindset no cenário econômico atual. Enquanto alguns enxergam crise outros, com suas visões amplificadas pelo empreendedorismo, transformam a economia com muita criatividade e colaboração. Esse cenário é influenciado por startups que vem ganhando cada dia mais espaço no mercado e no mundo devido a reais entregas de valor para a humanidade.

Diante dessa nova realidade, as organizações, em busca de sustentabilidade (existência nos próximos anos) estão se reinventando. Essa reinvenção também está muito atrelada a novos valores de uma geração de profissionais que estão em busca de propósitos pessoais e consequentemente, ressignificando o trabalho.

Em meio a tantas mudanças de hábitos e realidades, o ambiente construído tem um papel transformador na vida corporativa. Estudos como a biofilia, a ergonomia e a “Neuroarquitetura” comprovam que o design do ambiente de trabalho pode ser um catalisador, não apenas para o processo de criatividade e produtividade, mas também para a promoção de saúde física e psicológica de cada indivíduo.

Afinal somos seres sensoriais e interpretamos o mundo onde vivemos através dos nossos 5 sentidos. A imagem a seguir explica de forma esquemática nossa estrutura neurológica básica e o impacto dos ambientes no nosso cérebro:

Nosso cérebro recebe os estímulos do ambiente, interpreta através da camada interna (sistema límbico – sentimentos), filtra as informações através da camada externa (córtex pré-frontal – inteligência) e então nos leva a ação. Um exemplo prático: o que enxergamos com nossos olhos tem um impacto significativo na nossa percepção, pois é uma informação que processamos com muita velocidade e essa interpretação definirá nossa ação.

 

Por influência de empresas como We Work, Uber, Google, Aibnb dentre outras o design dos ambientes corporativos brasileiros vem se transformando na busca de potencializar engajamento entre profissional e empresa promovendo bem estar, satisfação, criatividade e inovação.

A imagem abaixo sintetiza a pesquisa “The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace” que constata que ambientes corporativos com iluminação natural e vegetação (seja uma planta ou vista exterior de paisagem natural) aumentam os níveis de produtividade, criatividade e sensação de bem-estar de cada usuário/profissional.

Gestos simples de design podem transformar o ambiente de trabalho mas o conceito por trás do que chamo de “A Revolução do Design dos Ambientes Corporativos Brasileiros” é o olhar humanizado sobre os espaços.

O ambiente construído é influenciado e deve influenciar a mudança cultural nesse momento em que realidades estão sendo questionadas, modificadas e (porque não) melhoradas.

O design somado a visão empreendedora cria uma atmosfera propícia para mudanças, não apenas no ambiente corporativo mas para a vida em sociedade. Acredito, particularmente, que a mudança é para melhor e que muita coisa boa está por vir.

E nós arquitetos temos uma importante missão: a de interpretarmos de forma empática os propósitos das organizações e transformar os seus ambientes com o olhar SEMPRE focado no usuário.

 

*FONTE IMAGENS: Todas as imagens foram criadas pelo arquiteto Guilherme Oliveira para a palestra “Como são os ambientes das empresas mais inovadoras do mundo?”, que ministramos juntos.


 

Escrito pela integrante do SW TEAM:

Amanda Araújo, 25 anos, arquiteta e urbanista, especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho, reside em Varginha/MG. Apaixonada pelo ser humano, pelo autoconhecimento, pelo poder transformador da arquitetura e pelo empreendedorismo. A união das paixões motivam sua busca por mais conhecimento e mais conexões com outros seres humanos de tal modo que mantem a mente sempre aberta a receber. Seu propósito é contribuir de forma positiva para a transformação de vidas através do poder da arquitetura e não acredita que posso realizá-lo sozinha, busca parcerias que se identifiquem com o propósito para deixar a contribuição para a vida em sociedade.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X