*Por Gabriel Miranda
Como melhorar a acústica nos ambientes de trabalho?
Hoje em dia a carga horária de trabalho nas empresas é muito longa, são várias horas compartilhando o mesmo espaço com outros colaboradores e clientes, o que naturalmente gera stress mental.
Nesse período participamos de reuniões, conversamos por telefone, digitamos textos através do teclado do computador, imprimimos documentos, recebemos mensagens de áudio por aplicativos de celular, abrimos e fechamos portas, o que gera uma grande exposição de sons diversos.
Todos esses sons são processados pelo nosso cérebro e dependendo da intensidade e regularidade dos mesmos podem tornar o ambiente de trabalho um local propenso a falta de atenção nas tarefas do dia dia, dificuldades no relacionamento entre colaboradores que compartilham o mesmo ambiente de trabalho, impactando diretamente no resultado do nosso trabalho e na produtividade da empresa.
Quando conversamos com alguém, a nossa voz se propaga em todas as direções, em um ambiente fechado o ouvinte vai escutar o som direto mais o som que se reflete nas paredes, teto, vidros, portas e cadeiras, se o tempo de intervalo entre o som direto e o som refletido for muito curto, o cérebro não consegue separar os sons, comprometendo a inteligibilidade da voz.
Imagine uma reunião com várias pessoas em um ambiente com acústica inadequada, geralmente as pessoas ficam repetindo palavras, aumentando o tom de voz, e em pouco tempo a reunião se torna difícil e cansativa.
Um ambiente de trabalho deve ser planejado considerando os materiais a serem usados, a disposição das mesas e cadeiras, quantidade de pessoas que irão compartilhar o mesmo espaço, a disposição das paredes e todos os aspectos para se ter uma acústica adequada, que somada a uma boa iluminação, climatização e demais fatores vão tornar o local agradável para todos.
Atualmente existem materiais decorativos com função acústica, entre eles temos cobogós, quadros de parede, ou até mesmo uma parede verde que decora e absorve o som.
Podemos usar também as ilhas acústicas, que são pequenos espaços contornados por materiais acústicos para reuniões rápidas de 2 a 3 pessoas, sentadas ou em pé, preservando o conforto dos demais colaboradores no ambiente.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.