Você anda sonhando com as merecidas férias?

Publicado em: 01/08/2015

Segue abaixo nosso infográfico e artigo sobre o assunto:

QV_Ranking Paises Hs Trabalho e Ferias

Compartilho aqui, nosso artigo publicado originalmente no site da Rede Mulher Empreendedora, em 30/07/2015.

UTILIZE AS FÉRIAS A FAVOR DO SEU NEGÓCIO E PERMITA-SE TIRAR ALGUNS DIAS DE FOLGA

Venho de uma família de empreendedores e lembro que tirar dias de descanso nunca foi algo muito frequente. Ainda quando criança, com férias escolares, meus pais se esforçavam a tirar uma semana de folga para levar meu irmão e eu para gastar as energias em algum lugar fora de casa. Fomos crescendo, entrando no meio profissional e férias se tornaram ainda menos frequentes. Vivenciamos, hoje, uma cultura empreendedora de tanto envolvimento com a empresa, que tirar uma folga parece ser algo ruim, prejudicial profissionalmente.

Por outro lado, o Brasil é um dos países que, segundo a legislação trabalhista, mais permite dias de descanso, se comparado a outros lugares do mundo. Fiquei chocada quando vi que a China permite até 5 dias úteis de férias no ano! E muitos outros países não ficam longe dessa restrição, como México com 6 dias úteis, e inclusive países mais desenvolvidos, como o Canadá, com 10 dias úteis de férias (ver infográfico acima).

A partir de uma legislação trabalhista, que poderia nos orientar a administrar nossas férias como empreendedores, não é exatamente a realidade que vivenciamos. É compreensível que, já que somos donos do nosso negócio, nos sentimos inseguros em nos afastarmos e perdermos o controle do que está acontecendo na empresa. Da mesma forma, também é um desafio lidar com clientes que exigem a nossa presença em tempo integral para passar confiabilidade no negócio. Por esses motivos, não é estranho que muitos donos de empresas fiquem anos sem tirar férias, o que acaba gerando, além do cansaço e estresse, uma dependência ainda maior da equipe.

Segundo o dicionário online de português, Dicio, “férias” significa época de repouso. O corpo humano não pode atuar com toda sua potencialidade sem períodos frequentes de repouso. Há muito, os médicos reconheceram que várias doenças do corpo e do sistema nervoso podem ser curadas apenas com a ausência da atividade normal e cotidiana. A mudança da rotina cotidiana, que ajuda a restaurar o corpo, a mente e a disposição das pessoas, chama-se férias.

Pois então, se tirar férias é algo realmente necessário para a nossa saúde e para o desenvolvimento de nossa empresa, sugiro algumas dicas para que o período seja proveitoso e a favor do seu negócio:

  •         ESCOLHA VIAJAR EM SUAS FÉRIAS: Viajar estimula a criatividade! Conhecer lugares novos, interagir com pessoas diferentes e até mesmo experimentar um novo idioma exercita a nossa capacidade intelectual e estimula novas habilidades.
  •         DESENVOLVA NOVOS HÁBITOS: Aproveite os dias de férias para colocar em prática o que você não costuma ter tempo para fazer e comece a desenvolver novos hábitos. Por exemplo, aproveite para fazer caminhadas, durma mais, leia um livro, cuide da sua pele, …
  •         APROVEITE PARA ESTUDAR: Faça cursos e volte das férias com mais conhecimento. Tenho feito muito isso, aproveito os lugares para onde quero viajar e faço cursos de especialização. Parece-me que dessa forma fica mais fácil de se permitir sair um pouco da rotina do dia a dia.
  •         PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA: Para comprar passagens, fazer reservas de hospedagem e programações de viagem, o quanto antes puder se organizar melhor será. Se quiser viajar no final do ano, sugiro já começar agora a preparação. Em relação às atividades do trabalho, costumo fazer uma lista, mais ou menos um mês antes das férias, para definir o que precisa ser resolvido pré-viagem e o que pode ficar para o retorno. É bom estar consciente para que as tarefas sejam viáveis de serem executadas dentro do tempo previsto. Não adianta encher de coisas para fazer antes da viagem e enlouquecer para cumpri-las.
  •         FAÇA COM QUE O SEU NEGÓCIO NÃO PARE:
    –   Treine sua equipe. É fundamental que outras pessoas possam fazer o que você faz. Aqui estamos falando em tirar férias, mas imagine que tenha que se afastar por alguma outra questão, ou algum imprevisto. É importante ter uma equipe treinada no escritório que possa fazer a empresa andar em sua ausência.
    –   Deixe uma lista de tarefas para sua equipe, com itens claramente explicados e prazos para conclusão. Se quiser ficar a par do andamento, é interessante orientar para que enviem relatórios diários do andamento das tarefas.
    –   Envie um e-mail para seus principais clientes, informando que estará ausente por alguns dias, mas que sua equipe no escritório dará sequência nas atividades em andamento.
  •         EM CASO DE EMERGÊNCIA, TENHA CONDIÇÕES DE TRABALHAR ONLINE:–   Para isso, é importante investir em um notebook e levá-lo na viagem.
    –   Salve cópia dos seus principais arquivos de trabalho em uma pen drive ou HD externo. No meu caso, como trabalho com arquivos pesados, costumo utilizar as opções do Google Drive ou Dropbox. É mais fácil para compartilhar os arquivos com o pessoal do escritório.
    –   Utilize a tecnologia a seu favor. Opções como o Skype facilitam, de forma econômica, a comunicação e possibilitam recursos de reuniões online para mais pessoas.
  •         PLANEJE A VOLTA AO TRABALHO: O ideal é retornar um ou dois dias antes do início do trabalho. Este intervalo é interessante para organizar as coisas, os pensamentos e até mesmo o fuso horário se for o caso. Em alguns casos inclusive, as passagens de retorno em sexta feira ou sábado são mais econômicas do que no domingo.

Todo o empreendedor convive com desafios diários e tirar alguns dias de descanso também é desafiador. Mas aproveite e se permita descansar mesmo. Faz bem para o corpo físico e para a mente. Como já diziam os Romanos: “mens sana in sano corpore est” (mente sadia, corpo sadio e vice versa). Além de benéfico para a saúde, dias de férias nos dão ânimo para voltar com ainda mais motivação ao trabalho!

Fonte da imagem de destaque: http://www.genteemercado.com.br/stf-vai-julgar-direito-da-mulher-a-descanso-antes-de-hora-extra/

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X