* Por Joyce Bianchi
Há 10 anos criamos nossa empresa, a GV8 Sites e Sistemas, no interior do estado de São Paulo, em uma cidade de 40.000 habitantes. Mesmo nascentes em uma cidade pequena, sempre mantivemos a mente aberta para as novidades e oportunidade de negócios. Além de bom atendimento e valores justos, queríamos ter um diferencial, hoje sabemos que intuitivamente desenvolvemos não somente um, mas alguns elementos que nos permite ter uma cultura, com equipe unida, produtiva e um ambiente extremamente harmonioso.
Ter uma equipe motivada 100% do tempo é quase impossível, mas quando a vibe do pessoal é harmonioso, tudo flui melhor e com resultados acima da média. Confira algumas iniciativas que fizemos em nossa empresa e se inspire:
Somos uma empresa de desenvolvimento web, trabalhamos com tecnologia, códigos, criatividade e para isso precisávamos de um ambiente favorável, onde houvesse concentração e entrega de resultados.
Quando nos mudamos para o prédio atual, com mais de 200m quadrados, decidimos que não teríamos paredes separando os departamentos em salas, isso facilitou a comunicação entre os colaboradores, tornando-a mais rápida e eficiente. Diminuíram as trocas de emails e ligações entre eles, pois muitas vezes esse procedimento era apenas para obter uma informação simples. Colocamos bancadas com 6 profissionais (3 de cada lado) e definimos assim os departamentos, cada bancada representa um setor na empresa.
Para facilitar a concentração, cada profissional possui seu fone de ouvido e pode ouvir o estilo musical que desejar e sentir mais confortável para criar. Antes tínhamos som ambiente e era sempre uma luta para agradar todos os estilos e também o volume ideal. Cada qual sabe o que estimula e o que bloqueia a mente e respeitar essa individualidade fez muita diferença.
Sabemos a importância de ter um ambiente harmonioso, não somente no que diz respeito a vibe da equipe, mas o quanto que as cores e elementos (ou falta deles) poderia impactar no ambiente.
Nos inspiramos na empresa mais cobiçada para se trabalhar, a Google, dessa forma pintamos as paredes com as cores vibrantes de sua logomarca (azul, vermelho, amarelo e verde). Além de remeter à nossa área de atuação, transfere alegria para o local. Não seremos a Google, mas nos empenhamos em ter um ambiente cool!
As bancadas também possuem objetos de cada colaborador, personalizando assim o cantinho de cada um, permitindo um aconchego e uma sensação de pertencimento/identidade com a empresa. Cada colaborador possui sua caneca personalizada, diga-se de passagem que em uma empresa de tecnologia, esse item tem muita importância, pois o consumo de café é alto!
Para as reuniões, fechamos uma área com vidro fosco, permitindo uma leveza ao ambiente e ao mesmo tempo oferecendo a privacidade necessária, pois nem todos os assuntos podem ser tratados de forma aberta,
Sempre tivemos uma percepção de que trabalhar pode também ser prazeroso, sendo assim, criamos uma área de descontração, onde temos mesa de ping-pong, pebolim e guitarras para que possam se divertir nos intervalos, ou caso queiram fazer uma pausa para retomar o foco.
Uma outra forma de inspirar nossos colaboradores e clientes foi através de frases motivacionais nas paredes, sempre remetendo ao positivismo, equipe unida, liderança, pode não parecer, mas sempre que você lê algo mais de uma vez, seu subconsciente armazena aquela informação, então que sejam mensagens de sucesso.
Ainda utilizando as paredes, colocamos algumas lousas de vidro, onde nossa equipe comercial compartilha suas metas e conforme as vendas vão ocorrendo, eles preenchem os valores e a equipe toda acompanha e quando percebem que os números estão estagnados, sempre tem algum colaborador que vai dar um incentivo para a equipe comercial. Todos possuem metas em seus departamentos, mas quando todos estão envolvidos com essas metas, fica mais fácil do objetivo ser atingido.
Mas você pode me perguntar: E o investimento foi alto?
Eu te faço outra pergunta: Quanto vale ter um colaborador satisfeito com o ambiente que ele atua, comprometido com os objetivos da empresa e dando continuidade na cultura criada na sua empresa?
Mas para que você não fique sem resposta, irei citar alguns números:
Você não precisa fazer tudo de uma vez, não precisa gastar muito, mas não deixe seu colaborador ser influenciado por um ambiente pesado, sem atrativos e sem propósito, pois isso sim, pode ter um custo bem alto para sua empresa.
Este texto foi escrito por Joyce Bianchi, parceira da QUALIDADADE CORPORATIVA: SMART WORKPLACES, que descobriu sua verdadeira paixão na área empresarial, empreendedorismo e protagonismo feminino. Diretora de MISSÕES DE NEGÓCIOS, proporciona aos empresários e empreendedores brasileiros uma experiência única no Vale do Silício-EUA, a região mais inovadora do mundo, em uma missão internacional de negócios para compreender o mindset americano e provocar os empresários a incorporarem a inovação em suas empresas e projetos, além de realizar visitas técnicas desde o ambiente acadêmico, passando por startups, aceleradoras, até grandes empresas como Google e Facebook. Também proporciona essa experiência de conhecimento e networking em São Paulo, com as Expedições de Negócios. Acredita no potencial da mulher e está sempre empenhada em auxiliar na transformação da sociedade.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.