COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DO AMBIENTE DE TRABALHO?

Publicado em: 04/04/2016

Falar sobre fórmulas de produtividade, principalmente neste momento de instabilidade econômica, não é mais uma novidade. Porém, minha proposta com esse texto é discutir como tornar o trabalho mais eficiente através de uma outra ótica, ainda pouco explorada em nosso país, mas já bem conhecida por empresas do exterior. Proponho um olhar estratégico para o ESPAÇO FÍSICO. Mas vamos com calma, vou explicar melhor.

Depois de alguns anos trabalhando com projetos para sedes de empresas, recebi feedbacks de clientes contando como tinha mudado a forma como seus colaboradores trabalhavam no novo espaço. Através das alterações de layouts, as equipes se tornavam mais comunicativas, engajadas e produziam melhor. Percebi a enorme responsabilidade da arquitetura em ambientes de trabalho e fui buscar uma especialização no exterior. Foi na Alemanha onde passei a enxergar o espaço físico de uma forma diferente, mais estratégica e mais humana.

Quando entendemos que os ambientes podem ser muito mais do que elementos estéticos e que tem a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas, descobrimos uma oportunidade de utilizá-los de forma mais inteligente e a favor dos nossos objetivos. No caso dos locais de trabalho, desenvolver o ambiente de forma mais personalizada e humana, pensando no bem estar dos usuários, traz como principal benefício a satisfação dos colaboradores e consequentemente sua melhor produtividade. Afinal, profissionais felizes, são profissionais saudáveis e produtivos”

Seguem abaixo 5 estratégias ambientais que recomendo para que os locais de trabalho possam atuar de forma mais inteligente, garantindo a qualidade de vida e uma melhor performance aos seus usuários:

  1. Personalize os espaços
    O que costuma nos agradar e nos fidelizar em um determinado produto ou serviço? A personalização! Com o espaço físico funciona da mesma maneira. Adequar o ambiente de trabalho de forma personalizada ao profissional, atendendo perfeitamente às suas necessidades, é a melhor maneira de engajá-lo e torná-lo mais satisfeito. Já passou o tempo de tratar os funcionários como máquinas, uns iguais aos outros. Hoje, grandes empresas transformam os seus profissionais nos principais agentes do espaço físico.
  1. Observe onde e como seus colaboradores sentam para trabalhar
    Na maioria dos escritórios a principal atividade é sentar em frente ao computador e trabalhar. É exatamente nessa atividade que o espaço físico pode estar interferindo com sérios prejuízos à produtividade.  Costumo dizer que o principal investimento de qualquer espaço corporativo são as cadeiras. É impossível produzir de forma eficiente se sentimos desconfortos e dores físicas em função de uma má postura.
  1. Siga normas de acústica e iluminação exigidas pela segurança do trabalho.
    Obviamente, como arquiteta, eu digo que toda legislação vigente deve ser cumprida, mas chamo a atenção especial à 2 itens das normas de segurança que influenciam na produtividade.
  • ACÚSTICA – Ruídos são os principais vilões de qualquer ambiente de trabalho!É impossível se manter concentrado com o barulho do trânsito da rua, com o colega da mesa ao lado falando no telefone, ou com o ruído do ar condicionado que já não funciona mais direito. Pesquisas mostram que diminuímos em 40% nossa capacidade de produzir com a presença de barulhos externos. E o que seria pior que a baixa produtividade? Aumentamos em quase 30% os erros e distrações em ambientes com a presença de ruídos!
  • ILUMINAÇÃO – Cuidado com a falta e com o excesso de iluminação nos ambientes de trabalho! Quando insuficiente, causa cansaço visual nos profissionais, quando em excesso, principalmente no caso de reflexos da luz em monitores, provoca irritação e por isso, estar adequado as normas é sempre a melhor opção.
  1. Invista em paredes coloridas
    Aproveite que os espaços físicos nos oferecem enormes superfícies verticais e seja estratégico! Pesquisas comprovam a influência no organismo das pessoas e vale a pena utilizar este recurso para colocar cores estratégicas nas paredes dos ambientes. Para atividades que exijam concentração, invista em tons de azul e verdes. Já para ambientes comunicativos e criativos, invista em cores mais quentes, como o amarelo ou laranja.
  1. Tenha um ambiente conectado com a natureza
    Já que, desde o início falamos em desenvolver um ambiente estratégico e mais humano, não tenho como ignorar a principal necessidade de qualquer ser humano: a conexão com a natureza. Pesquisas comprovam que sociedadesonde houve uma urbanização acelerada, ainda herdam uma forte necessidade de conexão com o meio natural. É exatamente esse o nosso caso. Que tal então distribuir folhagens e plantas próximas aos locais de trabalho? Aumenta em 6% a produtividade e estimula em 15% a sensação de bem estar e a criatividade.

 

Sabemos que a produtividade dos profissionais depende de um conjunto de fatores e que ações isoladas talvez não sejam tão representativas. Por isso, além de investir em profissionais com capacidades técnicas elevadas e programas de engajamento de colaboradores, sugiro experimentar, em paralelo às demais ações, a adequação do espaço físico de acordo com as 5 estratégias acima propostas. Assim, trabalhando de forma conjunta, mesmo em momento de instabilidade econômica, ocorre a melhora no desempenho dos profissionais, aumentando a produtividade.

_________

Artigo publicado originalmente nos site A Magia do Mundo dos Negócios, em 25/02/2016. Confira no formato original.

Fonte da imagem acima: http://rtaconsult.com.br/site/produtividade-e-a-palavra-da-vez/

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X