*por Kiane Dornelles
No 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger e lembrar dos direitos do consumidor. As empresas de um modo geral aproveitam esta data para criar promoções e campanhas, estimulando a compra de seus produtos e serviços.
Mas para conquistar seu consumidor não deve-se pensar e criar estratégias apenas neste dia ou em outras datas comemorativas, e sim durante o ano todo, pois é de extrema importância valorizá-lo e buscar formas de fazer com que ele lembre sempre da empresa.
O primeiro passo é conhecer seu consumidor, saber do que gosta e do que não gosta, qual a opinião sobre a empresa e de seus produtos e/ou serviços, saber o que a empresa significa para ele. Aproximar-se, manter contato constantemente, ser transparente, passar uma boa imagem e mostrar que não precisa dele apenas para gerar lucros e sim que a relação entre vocês é uma troca, onde ambos os lados ganham, criando um laço de parceria.
Assim a empresa receberá um feed back mais rápido, pois ouvirá seu consumidor e conseguirá direcionar seu trabalho a ele, melhorando no atendimento e em tudo que há de errado, além de fortalecer ainda mais as atitudes corretas.
Manter o contato seguido pode trazer este e outros benefícios, como:
Mostre que se importa com ele, esteja sempre próximo, ligue quando que necessário e se possível convidando-o para visitar a empresa. Faça serviços proativos, dos quais são iniciados antes de o cliente tomar qualquer iniciativa, agilizando o processo e diminuindo o tempo de espera.
Algumas ações simples envolvem e fidelizam o consumidor, como:
Envolver o consumidor com a empresa e mantê-lo por perto, pode ajudar e muito no seu negócio. Pense nisto!
Este texto foi escrito Kiane Dornelles, assistente administrativa da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES, estudante de Administração de Empresas.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
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