*Texto publicado na Revista Bendita Ed. 23
Coluna Work Decor – Arqª Priscilla Bencke
Já pensou em trocar seu home office ou coworking por uma sede própria para a sua empresa? Ou quem sabe dar um “upgrade” na sua empresa e investir em um imóvel melhor localizado, com mais infraestrutura e melhor qualidade?
Sem dúvida para quem pensa em escolher um novo local para sua empresa, agora é o momento certo! Diante da grande oferta de salas comerciais e o mercado imobiliário enfraquecido, é fácil encontrar ótimas opções de imóveis com valores reduzidos e boas chances de negociações.
Se a ideia é aproveitar essa oportunidade, que seja um investimento bem-sucedido! Por isso preparamos um guia para te ajudar nessa jornada da mudança:
Mesmo com tantas opções, muitas vezes, escolher o imóvel ideal para o seu negócio pode ser um grande desafio! Nesse caso é importante se organizar para saber analisar bem as oportunidades que vão surgir e fazer a melhor escolha.
Para te ajudar nesse desafio, selecionamos a seguir algumas dicas:
LOCALIZAÇÃO: O ideal é estar próximo de seu cliente alvo. Em alguns casos é interessante, também, se instalar em vias conhecidas para facilitar o acesso dos clientes.
ESTACIONAMENTO: Normalmente ao instalar o escritório em uma via de alto fluxo, podemos enfrentar dificuldades para encontrar áreas de estacionamento. Por isso, hoje, ter um local para estacionar no próprio edifício tem se tornado fundamental e pode ser um bom argumento na decisão de um imóvel.
ÁREA CONDOMINIAL: Alguns empreendimentos oferecem opções de áreas condominiais como, por exemplo, auditório, salas de reuniões, sala de conferências, espaço fitness etc. Vale se informar com o corretor ou administrador do condomínio qual o valor do aluguel destes ambientes. Pergunte também sobre a disponibilidade dos espaços. Ter uma ampla área condominial, mas estar sempre ocupada, não adianta muito.
ÁREA DA SALA: Área privativa do imóvel é diferente da área de piso! Muitas pessoas me questionam sobre este assunto. Esclarecendo, então, quando o corretor informar a “área privativa” significa a área de piso mais as áreas das paredes que fazem parte deste imóvel. Ou seja, se medirmos, manualmente, o ambiente interno, chegaremos a uma área menor.
ORIENTAÇÃO SOLAR: Chamo a atenção para as salas com orientação para o lado oeste, principalmente se tiverem grandes áreas de esquadrias, como pele de vidro. Nestes casos, invista em algum tipo de filtragem da luz solar, como persianas ou, quando necessário, sistemas de blackout. Por receber mais calor em função da orientação solar, provavelmente também será necessário a instalação de ar condicionado ou algum outro tipo de climatizador.
ACÚSTICA: Empreendimento localizados em vias de alto fluxo tendem a estar expostos a barulhos externos. Nestes casos, observe se as esquadrias são de boa qualidade e se veda bem a questão da acústica. Pergunte também se as paredes entre as salas comerciais são de alvenaria, ou quando em gesso acartonado, se oferecem algum tipo de isolamento acústico.
EQUIPAMENTOS FIXOS E INSTALAÇÕES: É interessante observar a localização dos sanitários e instalação de água para espaço de copa. Perceba se o ambiente oferece instalação elétrica suficiente para o seu negócio. Essas informações são importantes, pois se for necessário mexer em instalações, provavelmente, você terá o custo de obra, profissionais especializados, materiais.
SEGURANÇA: Pensar em mudar sem avaliar a questão da segurança do local é um risco altíssimo, não só para você, mas também para seus colaboradores e clientes. Observe questões de alarme, portaria e se necessário não economize em grades e cerca elétrica.
Se você está insatisfeito com o local onde trabalha, não adianta nada mudar para outro endereço e continuar tudo do mesmo jeito! Aproveite a mudança como uma oportunidade de renovação aos itens do seu escritório!
DOCUMENTOS E MATERIAIS: É importante que sejam organizados de uma forma que otimizem melhor o espaço, pois áreas “gastas” com armazenamentos são as mais caras em um ambiente de trabalho!
EQUIPAMENTOS: Tenha em mente que a tecnologia está mudando de forma muito acelerada! Costumamos estimar que a cada 3 ou 4 anos vamos ter que trocar algum equipamento para acompanharmos a revolução tecnológica. Observe seus computadores, impressoras, cabeamentos… será que já é hora de trocar algo?
MOBILIÁRIO: Sempre indicamos adquirir produtos de qualidade, pois esses chegam a ter durabilidade de 10 ou 15 anos! Imagina a economia que se tem pensando a longo prazo. Aliás, já é hora de trocar sua mesa ou cadeira?
Outro dia uma cliente me contou o quanto estava sentindo-se mais “empoderada” por estar trabalhando em um novo ambiente, mais profissional e bem localizado. Esse é o impacto que o ambiente pode ter na sua performance.
Aproveite a mudança para recarregar as energias e começar com muita motivação. Isso impacta nos seus clientes também!
Receba seus clientes e amigos para um coquetel de inauguração.
Assuma que o ambiente onde você trabalha é o seu cartão de visitas e invista em estratégias de marketing. Hoje em dia, ter uma sede para a sua empresa pode ser um grande diferencial! Explore isso!
Aproveite que o local está renovado, tire fotos e divulgue em seu site e nas redes sociais. Comemore sua conquista, pois, com certeza, as pessoas que acreditam no seu trabalho vão comemorar com você!
Confira a publicação na Revista Bendita: https://issuu.com/revistabendita/docs/bendita_23
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
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