Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho?

Publicado em: 21/06/2018

*por Kiane Dornelles.

 

“Para alcançar o SUCESSO, as organizações estão trabalhando cada vez mais, e por traz de todo esse TRABALHO e também da DEDICAÇÃO, existem as PESSOAS, pois sem as PESSOAS, nada se torna possível”.

 

Analisando o cenário atual, percebe-se que ainda há muita dificuldade em lidar com as diferenças das pessoas dentro dos ambientes de trabalho.  Apesar das mudanças que estão acontecendo no meio corporativo, existem muitas organizações, que focam apenas nos resultados financeiros, e não dão importância para o processo e para as PESSOAS que fazem parte.

As diferenças entre as PESSOAS são muitas, ninguém é igual a ninguém, e um bom gestor deve perceber isto, compreender as diferenças, pois as pessoas possuem valores, necessidades, interesses, organização familiar e formação profissional diferentes, enfim, uma história de vida diferente.

 

Então, o que motiva uma pessoa pode não motivar outra, e o que nos motiva em determinado momento pode não motivar em outro.

 

O problema é que muitos gestores possuem o pensamento de que para motivar as PESSOAS, basta dar um aumento salarial, mas ai que muitos se enganam, pois não é apenas dinheiro que as motiva. A organização deve valorizar as PESSOAS, entendendo sua real necessidade. Claro, o dinheiro é um dos fatores importantes, mas ele deve vir acompanhado de outros, como:

  • reconhecimento pelo seu desempenho;
  • integração com os colegas;
  • recebimento de feed backs (seja positivo ou negativo);
  • disposição de recursos necessários para a execução do seu trabalho;
  • treinamento para desenvolver suas habilidades;
  • possibilidade de crescimento na organização;
  • ambiente adequado e agradável para seu trabalho;

 

Nos itens citados acima ter um AMBIENTE ADEQUADO e AGRADÁVEL para o trabalho das pessoas, torna-se um dos fatores primordiais para ter uma pessoa MOTIVADA e FELIZ dentro de uma organização, porque de que adianta a pessoa ser reconhecida pelo seu desempenho, ter uma boa integração com os colegas, receber feed backs, ter os recursos necessários para executar seu trabalho, se o ambiente de trabalho não está adequado e agradável para ela, se ela não se sente bem, as vezes por causa da iluminação, da acústica, da cor de parede ou de uma cadeira desconfortável, por exemplo.

 

 

São muitos fatores relacionados ao ambiente que podem fazer com que esta pessoa, apesar das inúmeras motivações recebidas pelos gestores, não esteja plenamente FELIZ em seu trabalho.

Quando todos os itens estiverem interligados, as PESSOAS se sentirão integradas e importantes dentro da organização, e “vestirão a camisa” com orgulho, pois sabem que não são apenas mais um número, e sim alguém que faz a diferença, trazendo benefícios para organização e também para sua própria vida!

 

Aproveitando o assunto relacionado as PESSOAS:

O evento será conduzido pela arquiteta Priscilla Bencke, especialista em projetos corporativos, com a grande presença do jornalista Alexandre Teixeira, autor de três livros sobre satisfação no trabalho e sucesso profissional. Inscriçõeshttp://bit.ly/webinar_humanização

 

Leia também:

 


Kiane Dornelles, administradora, especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho, “Gepr. ArbeitsplatzExpertin” (MBA) pela Mensch&Büro Akademie, estudante de MBA em Marketing na Uniritter. É responsável pela área Administrativa da Bencke Arquitetura e Construções, atua também nas áreas de gestão de pessoas e marketing, relacionados ao conceito da QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X