Como os espaços físicos podem influenciar na satisfação e qualidade de vida das pessoas?

Publicado em: 02/10/2015

Já percebeu que existem locais onde você se sente bem e outros que nem tanto? Muitas vezes nem conseguimos explicar direito por que nos sentimos mais satisfeitos em um ou em outro local, pois essa influência acontece de forma muito sutil, muitas vezes é até inconsciente mesmo.

O fato é que os espaços físicos também podem influenciar as nossas emoções e quando pensamos em ambientes de trabalho, também podem alterar o nosso desempenho profissional. 

“Profissionais satisfeitos, produzem melhor”

Concorda com isso?

Nós concordamos, e para apresentar o conceito da QUALIDADE CORPORATIVA, desenvolvemos um infográfico e um artigo sobre o assunto, publicados originalmente no site do Laboratório de Qualidade de Vida (LabQV), em 23/09/2015.

150913_Infografico 1

O QUE A ARQUITETURA CORPORATIVA PODE NOS ENSINAR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA?

Artigo enviado por Priscilla Bencke arquiteta especializada em Projetos para Ambientes Corporativos que visam uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho.

O QUE É ARQUITETURA CORPORATIVA?

A especialização em ambientes corporativos é o ramo da arquitetura que estuda e atua de modo personalizado para cada empresa. Os projetos vão além do planejamento estético da edificação ou do escritório, aliando o design com a funcionalidade.

Nos últimos anos a arquitetura corporativa ganhou ainda mais importância com as mudanças nas formas de trabalho e nas alterações de normas e leis trabalhistas. Hoje são necessários projetos corporativos específicas para garantir o conforto físico e ambiental dos usuários, criando locais de trabalho que estimulam o bem estar, a produtividade e a satisfação de todos.

QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces

Espaços de trabalho inteligentes são aqueles que vão além da beleza estética, e conseguem, através de estratégias ambientais adequadas, melhorar o bem estar, a qualidade de vida, assim como a produtividade dos usuários.

Nossas percepções sobre as situações que vivenciamos são constantemente influenciadas pelo nosso entorno, seja através de questões sociais, econômicas, culturais ou ainda, através de influências ambientais. O espaço físico também tem um papel significativo na nossa satisfação e por isso deve ser planejado, através de estratégias ambientais adequadas, para contribuir na promoção do bem estar humano, estimulando uma melhor performance profissional.

Chamamos de estratégias ambientais os elementos do espaço físico que, quando adequadamente projetados, podem influenciar na satisfação dos profissionais. Muitas vezes nem percebemos diretamente seus efeitos, mas um mal estar físico, ou uma dor de cabeça no final do dia podem ser resultados de má postura na cadeira e fadiga visual em função da iluminação. São detalhes que, quando frequentes, acabam por influenciar não só a saúde dos profissionais, como também a sua produtividade no trabalho. Além de ergonomia e iluminação, as estratégias ambientais também envolvem questões de layout, acústica, climatização, odores, cores e revestimentos, identidade visual e composição do espaço.

Para compor de um local de trabalho adequado é necessário analisar o conjunto das estratégias para adequá-las às necessidades de cada usuário do ambiente. O resultado vai além de um bom projeto de arquitetura, e se transforma em uma experiência de trabalho mais saudável, com mais engajamento, motivação e produtividade, contribuindo para a qualidade de vida e bem estar dos profissionais.

Fonte da imagem de destaque: http://dellasnews.blogspot.com.br/2015/02/comportamento-qualidade-de-vida-no.html

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X