Compartilho aqui, o nosso artigo publicado originalmente na revista Bendita, Ed. 18, Ago/Set 2015.
Pesquisas[i] mostram que o Brasil lidera o ranking dos países em carga horária de trabalho. Quase 20% da nossa população trabalha, em média, 11 horas diárias. Se passamos, então, quase metade do nosso dia trabalhando, que tal transformar essa jornada em algo prazeroso que promova o bem estar? Saiba que o ambiente físico tem um papel fundamental para reforçar, de forma positiva ou negativa, a percepção sobre o nosso trabalho. E vale ainda lembrar a antiga expressão, que funciona até hoje: “Quando nos sentimos bem no trabalho, produzimos mais e melhor!”.
Então, se cuidamos da nossa casa, especialmente agora no frio, para deixá-la mais aconchegante e quentinha, por que não nos preocupamos da mesma forma com os nossos locais de trabalho, onde tendemos a passar cada vez mais tempo dos nossos dias?
Enfrentar o inverno para ir trabalhar se torna ainda mais difícil à medida que a temperatura vai caindo. Muitas de nossas edificações não foram construídas de forma adequada para nos protegermos dos climas extremos gaúchos e é por isso que sentimos frio até mesmo dentro dos ambientes fechados. Não é incomum ouvirmos de europeus que vem ao sul do Brasil e dizem sentir mais frio aqui do que em seus países. A Alemanha, por exemplo, que conta com um dos invernos mais rigorosos, mantem a temperatura adequada no interior das edificações e ninguém precisa trabalhar de casacão enquanto a neve cai lá fora. Paredes mais espessas, com isolamento térmico, janelas com vidro duplo, calefação e outras técnicas já são projetadas, desde o início das construções, para garantir o conforto térmico adequado.
Apesar destas considerações, a notícia boa por aqui, é que existem algumas estratégias que podemos aplicar em nossos ambientes para reduzir a sensação de frio e proporcionar bem estar para trabalharmos de forma mais eficiente:
Muitos escritórios já possuem iluminação com lâmpadas fluorescentes brancas, que são, de fato, adequadas para a maioria dos locais de trabalho. O porém que alerto aqui, é que esta solução passa uma sensação de frio. Uma opção para o inverno é agregar à iluminação existente, luminárias de mesa com uma Temperatura de Cor[ii] menor, ou seja, com uma luz mais suave ou amarelada. Além de contribuírem para uma percepção mais quente e aconchegante, também intensificam a iluminação geral nestes dias que escurecem mais cedo.
Os aparelhos de ar condicionado são a solução mais utilizada para combater o frio, mas para serem eficientes, devem ser mantidos de forma correta. Segundo resolução da Anvisa[iii], no inverno a faixa recomendável de operação poderá variar de 20ºC a 22ºC. É importante o cuidado na manutenção dos aparelhos para evitar a contaminação de bactérias, afetando a nossa saúde e, consequentemente, a produtividade no trabalho. É recomendável a limpeza do filtro do ar condicionado a cada um ou dois meses, sem esquecer, ainda que só em alguns momentos nos dias frios, de abrir as janelas e manter uma ventilação natural higiênica para evitar o acúmulo de umidade, ácaros e mofos.
Só o contato visual com tons terrosos, amarelados e avermelhados, já começa a nos passar uma sensação de calor. No inverno é bacana nos cercar destas cores, inclusive nos espaços físicos! Se não é possível pintar as paredes, pense em pendurar quadros ou painéis, ou mesmo substituir os acessórios de mesa, por modelos com tonalidades mais quentes. Também vale trocar o fundo de tela do computador por imagens que nos transmitam a mesma sensação de calor e aconchego.
Cadeiras com encosto telado são ótimas para garantir o frescor no verão. Já no inverno, uma boa solução seria manter uma mantinha pendurada no encosto. Além de esquentar, também deixa a cadeira mais confortável. E para quem precisa trabalhar em mesa de vidro no frio, uma ideia pode ser colocar sobre ela um retângulo de couro, evitando o toque gelado das mãos e braços diretamente no vidro.
Caso seja possível se deslocar para perto da iluminação natural, faça isso! Os raios do sol, além de iluminarem, também esquentam. Observo aqui, que não sejam esquecidos os cuidados de proteção solar com a pele e também, evite colocar o monitor do computador contra o sol. O reflexo da radiação causa fadiga visual e prejudica a nossa postura no trabalho. O ideal é que a posição do monitor esteja perpendicular à janela e que exista algum tipo de proteção solar como persianas ou cortinas.
Sentir frio é altamente prejudicial para o desempenho no trabalho, dificultando os movimentos, a concentração e a produtividade. A sugestão aqui inclui, além das estratégias já citadas, montar um kit com térmica, xícara, chá, manta e meias. Beber chá durante o trabalho, além de aquecer de dentro para fora, também contribui para manter as mãos quentinhas e resistentes para horas trabalhando no mouse e teclado. Crie suas próprias estratégias de sobrevivência para combater o frio e trabalhar com mais prazer.
E COMO DEIXAR A CASA TAMBÉM MAIS ACONCHEGANTE?
Nada melhor que sair do trabalho e chegar em casa com um ambiente acolhedor nos esperando. Muitas das estratégias sugeridas para esquentar o ambiente de trabalho também podem ser aplicadas dentro de casa. Adote abajures com lâmpadas amareladas, mantenha o ar condicionando funcionado de forma saudável, traga as cores e revestimentos quentinhos para o mobiliário e ainda aproveite para deixar o sol entrar e aquecer os ambientes! Além disso, dentro de casa, temos mais liberdade para alterar a decoração conforme a estação do ano. Seguem algumas dicas para o inverno:
Pisar em tapetes aquece e proporciona uma sensação muito acolhedora. Da mesma forma acontece com as cortinas mais pesadas, ideais para os dias de inverno, principalmente quando ainda servem como barreira para o vento e frio que passam pelas janelas.
Aproveite para decorar com almofadas, mantas e outros acessórios de cores e revestimentos quentinhos. Escolha tons terrosos, amarelados e avermelhados e opte por materiais como o couro, o veludo ou elementos em madeira.
Além de aquecer com o fogo, as velas compõe um visual muito aconchegante para o inverno. Por que jantar à luz de velas deve ser somente em ocasiões especiais? Curta o frio todos os dias, iluminando e esquentando a sua casa com mais frequência.
No inverno o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal, por isso sentimos mais fome. É hora então de utilizar mais a cozinha, principalmente se é integrada com a sala. Experimente novas receitas no forno e deixe não só o aroma, mas também o calor da cozinha invadir a casa toda!
[i] Pesquisa realizada pela Regus, empresa que atende o mercado corporativo, envolvendo 12.000 executivos em 85 países.
[ii] Temperatura de Cor se refere à tonalidade da cor que a lâmpada irradia no ambiente. Quanto maior a medida, mais clara e branca será a iluminação, quanto menor, mais amarelada ela será. Para aquecer o ambiente, a solução suave e amarelada que citamos seria para lâmpadas com Temperatura de Cor próxima a 2.700 Kelvins.
[iii] Resolução RE 176, de 24 de junho de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dispõe sobre os padrões referenciais de qualidade do ar no interior dos ambientes climatizados de uso público e coletivo.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.