“CONECTIVIDADE ARQUITETÔNICA: Espaços e Experiências Conectando Pessoas“, este foi o título do projeto arquitetônico, desenvolvido pela equipe da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES, para o Concurso Nacional de Arquitetura de Interiores e que ficou classificado, em fase final, entre os 10 melhores projetos do Brasil!
A proposta foi desenvolvida a partir do conceito da QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces, que concentra o foco no bem estar e qualidade de vida das pessoas que experimentam os ambientes. Dessa forma valorizou-se a percepção dos usuários, tanto visitantes, como colaboradores que iriam utilizar o espaço de forma permanente.
Segue abaixo um resumo do Memorial Descritivo do projeto, assim como as pranchas de apresentação do Concurso.
Parabéns Equipe da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES/QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces!
MEMORIAL DESCRITIVO:
A transformação que vem ocorrendo nos últimos anos, principalmente nos ambientes corporativos, tem introduzido conceitos multidisciplinares como novas necessidades dos usuários.
A tecnologia evoluiu, a forma de trabalhar se transformou, as relações entre os usuários, assim como a conexão entre pessoa x espaço físico hoje são diferentes. Cada vez mais, ambientes que vão além de conceitos estéticos e exploram experiências arquitetônicas de qualidade e interações com o usuário tem se destacado.
O objetivo, então, desta proposta para projeto arquitetônico do Espaço do Arquiteto e Urbanista do CAU/RS, localizado no térreo do Edifício La Defense em Porto Alegre/RS, é oferecer espaços e experiências que conectem as pessoas, aproximando o Conselho dos profissionais, assim como da comunidade.
Importamos da área da tecnologia o conceito de «Conectividade» para materializar no espaço arquitetônico experiências diferenciadas de conexões entre atividades, informações e usuários.
Para isso, foram adotadas as seguintes estratégias projetuais:
Neste contexto flexível e dinâmico, propomos a implantação do programa de necessidade para o Espaço do Arquiteto e Urbanista do CAU/RS, com soluções que vão do macro ao micro. Questões técnicas resolvidas com uma visão macro, como a infra estrutura (ar condicionado, forro, iluminação, elétrica,…) e itens que estão presentes em todo o espaço. Já a solução micro aparece em cada detalhe, no estudo de mobiliário, nas necessidades programáticas, na definição dos acabamentos e cores, no posicionamento dos equipamentos de trabalho, entre outros, sempre relacionando com o todo do espaço.
O principal objetivo é ser um projeto referência em qualidade e soluções arquitetônicas, que melhor represente os valores do CAU/RS, com características personalizadas e específicas, conforme descrito ao longo desta apresentação.
PRANCHAS:
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.