Coronavírus x home office: ambientes saudáveis e produtivos
Descubra o que você deve evitar na hora de preparar um espaço que ajude na concentração e no bem-estar físico e psicológico durante a quarentena
O home office nunca foi um assunto tão falado como agora. Chegou com tudo em meio a dezenas de mudanças que estão transformando a rotina das empresas e dos colaboradores desde que o Coronavírus (Covid-19) “instalou-se” no Brasil e no mundo. Com números de pessoas infectadas crescendo a cada dia e de maneira muito veloz, as companhias aderiram ao formato de trabalho para tentar contribuir com a melhora do cenário. Segundo uma pesquisa da consultoria Betania Tanure Associados (BTA) divulgada recentemente, 43% das empresas do Brasil estão com seus funcionários trabalhando em casa, pelo menos durante a fase da pandemia do Coronavírus. Das 359 companhias entrevistadas, 60% estão no regime de home office.
A verdade é que esse modelo de trabalho sempre foi muito sonhado pelas pessoas, especialmente para a geração Z, nascidos nos anos 2000. No entanto, poucos sabem como se preparar para isso, especialmente as gerações anteriores, ocasionando muitos casos de falta de produtividade e foco. Além disso, outro fator em meio ao atual cenário de pandemia é a preocupação do impacto psicológico no pós-confinamento. E isso envolve, claro, uma relação direta com os resultados que serão obtidos com o home office dos colaboradores.
A revista científica The Lancet, publicou uma revisão de artigos e estudos sobre os efeitos psicológicos da quarentena durante a epidemia da SARS (Síndrome Respiratória Aguda), em 2002. O levantamento apontou que 29% das pessoas apresentaram estresse pós-traumático (TEPT) e 31% tiveram depressão após o isolamento.
Uma outra pesquisa, também publicada na The Lancet, e realizada na Califórnia (Estados Unidos) com 398 adultos, analisou o comportamento psicossocial das crianças e pais diante de desastres de pandemia. Todos os entrevistados passaram por momento de reclusão e a pesquisa mostra que 30% das crianças apresentaram sintomas de estresse pós-traumático (TEPT) e 25% dos pais também passaram ela mesma situação, resultando no aumento de quadros de depressão. Dentre os principais sentimentos relatados estavam o medo (20%), o nervosismo (18%) e a tristeza (18%).
Home office x higienização das superfícies contra o Coronavírus
Um cuidado extra que se deve ter nesse período de home office é em relação à higienização das superfícies usadas para trabalhar. Segundo Caroline Berg, otorrinolaringologista, em decorrência do atual cenário do Coronavírus, alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde no espaço de trabalho em casa. “As pessoas devem higienizar as mãos, de preferência, com água e sabão. Nas superfícies, use pano embebido em álcool gel, pois ele não evapora tão rápido. Máscara só deve ser usada por quem está doente. E evite colocar a mão no rosto. O uso somente da luva, sem o cuidado das roupas, dos óculos, do cabelo, não adianta em nada”, destaca a médica.
Segundo estudo, publicado pela revista científica “The New England Journal of Medicine”, o novo coronavírus chega a permanecer por longos períodos em superfícies como plástico (até 72 horas); aço inoxidável (48 horas); papelão (24 horas); alumínio e o cobre, como as moedas (cerca de quatro horas); vidro (até quatro dias). A recomendação, portanto, é que de acordo com os estudos que estão sendo feitos, o coronavírus pode ser inativado em um minuto se for feita a higienização correta das superfícies, usando álcool em gel 70% ou 0,5% de água oxigenada, ou ainda água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio. Todos são produtos de limpeza doméstica comuns e podem ser encontrados no supermercado.
Outra orientação do Ministério da Saúde é sobre o cuidado ao andar de elevador dos prédios. É preciso atenção ao apertar botões, e deve-se entrar uma pessoa de cada vez. Ao fazer aquela saída rápida para ir à farmácia ou supermercado, não ligue o ar condicionado e ande com as janelas abertas. Esta dica vale, inclusive, para as janelas da casa, que devem permanecer abertas o maior tempo possível para fazer ventilar a casa. O órgão do governo recomenda ainda que as pessoas mantenham distância de até um metro (cerca de 3 passos).
Para concluir, Priscilla Bencke, especialista em neurociência aplicada à arquitetura da Qualidade Corporativa, compartilha maios algumas dicas essenciais. “Primeiro de tudo, procure um local reservado na casa que ajude a evitar distrações, inclusive em relação a celulares e redes sociais. Se for possível combine com a família de ser interrompido somente em casos de emergência. Vale até mesmo adotar um visual mais “formal”, como se você estivesse no trabalho, para que todos entendam que você está num momento que exige tranquilidade e concentração. Além disso, invista em espaços de descompressão, como a sala, a cozinha ou outros ambientes compartilhados da casa, para ir durante os intervalos e para que possa interagir com a família”.
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Priscilla Bencke é arquiteta certificada em Neuroscience for Architecture (EUA), especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, consultora internacional de Qualidade em Escritórios pela instituição alemã Mensch&Büro die Akademie, pós-graduanda em Neurociências e comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É responsável pela “Bencke Arquitetura” e “Qualidade Corporativa: Smart Workplaces”, sendo pioneira na aplicação do conceito em projetos de “escritórios inteligentes”. No Brasil, tem realizado cursos e formações de profissionais, sendo a única representante da Mensch&Büro die Akademie na América. Já esteve presente em conferências como Orgatec New Visions of Work, na Alemanha; Worktech, em São Paulo, e a ANFA Conference (Academy of Neuroscience for Architecture), nos EUA, onde recebeu a oportunidade de expor o trabalho realizado no Brasil sobre os grupos que organiza para debater a neuroarquitetura. Em 2019, tornou-se co-fundadora do NeuroArq Academy (Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura).
* Conteúdo produzido pela Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
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