Por que a descompressão nos ambientes corporativos estimula o bem-estar?
Os ambientes de descanso e entretenimentos dos profissionais tem sido alternativas para combater o stress diário do trabalho. A proposta é que dentro da mesma edificação do escritório, sejam disponibilizados espaços deste tipo, que facilitem o dia a dia dos profissionais, otimizando tempo, garantindo segurança, além se serem ambientes que favorecem a interação social.
As áreas de descanso, também são chamadas de espaços para descompressão, área de relaxamento, ou simplesmente espaços abertos, junto a áreas verdes com mobiliários e equipamentos confortáveis. Além destas opções, muitas empresas têm oferecido salas de ginásticas equipadas.
FITNESS
Normalmente estes espaços são compostos por equipamentos de musculação, equipamentos aeróbicos, além de área de apoio como sanitários e vestiários. Seus materiais e revestimentos devem ser apropriados para o intenso tráfego de pessoas e práticos para a limpeza frequente.
Academia no Itaú Unibanco Centro Empresarial: unidade é terceirizada, mas os funcionários têm desconto para fazer atividades físicas:
ESPAÇO RELAX
Espaços de descontração e relaxamento têm sido oferecidos pelas empresas e empreendimentos comerciais para melhorar a qualidade do trabalho e o bem estar de seus funcionários. O início da inclusão destes ambientes no programa de necessidades dos edifícios de escritórios tem sido influenciado pelos bons resultados de empresas que já investem em ambientes agradáveis e descontraídos para sua equipe de trabalho. No ano passado, a revista Você S/A avaliou 234 instituições brasileiras, já pré-selecionadas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), compondo o quadro das melhores empresas para se trabalhar no país. Foram levados em consideração, não só estratégias inovadoras de RH, como também os ambientes físicos que geravam satisfação aos funcionários. Mantendo a imagem já estabelecida internacionalmente, o escritório do Google ficou em primeiro lugar na classificação. Localizado na Av. Faria Lima em São Paulo, é composto por ambientes de trabalho e de relaxamento descontraídos e criativos que estimulam o bem estar dos funcionários.
Ambientes descontraídos no escritório do Google, 2013, São Paulo.
–
Fonte das imagens: exame.abril.com.br
Fonte imagem destaque: economia.uol.com.br
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.