Hoje em dia, muito se fala sobre Home Office, seja em função do “boom” do empreendedorismo, da otimização de custos, da valorização da qualidade de vida, ou mesmo pela busca da flexibilidade de horários com a presença dos filhos.
Porém, diante dos inúmeros benefícios de se trabalhar em casa, também surgem os desafios!
Para entender essas dificuldades e aprender com quem já tem uma experiência bem sucedida de trabalhar em casa, convidamos a empreendedora Bárbara Borochedes, mãe do querido José e idealizadora do blog Mãe em Festa e do Portal Mãe Empreendedora, para nos contar um pouco sobre as estratégias que utiliza em seu trabalho em Home Office.
O blog Mãe em Festas nasceu em fevereiro de 2015 quando encerrei as atividades em uma casa de festas a qual era sócia. Assuntos sobre festas infantis e tudo que abrange o universo materno sempre me encantaram.
O empreendedorismo sempre fez parte da minha vida, sempre gostei de trabalhar desenvolvendo ideias. Buscava oportunidades em que pudesse usar minha criatividade, e nesse caso ter horários flexíveis é um fator positivo.
Com o site poderia continuar interagindo com clientes, fornecedores e com mães que se interessassem sobre o tema.
Em meio à organização dos temas para o blog, houve a necessidade de falar sobre o empreendedorismo materno. Muitas mães se identificaram com a minha história e então separei um cantinho especial no blog para abordar esse assunto.
No Portal Mãe Empreendedora compartilho dicas de cursos, rotina, experiência de mães empreendedoras e novidades do Marketing Digital que é minha formação.
Minha rotina em Home Office abrange também meus estudos. A área a qual atuo é muito dinâmica, portanto preciso me manter atualizada constantemente.
São muitas horas na frente do computador o que pode causar um desgaste físico e mental muito grande.
Pela manhã separo de 30min a 1hora para prática de atividade física. Após o almoço retomo as atividades profissionais às 13h30min, procuro fazer algumas pausas de 10 min a cada hora e meia e encerro na parte da tarde às 17h20min.
À noite e finais de semana gerencio as redes sociais e reservo alguns dias para eventos sociais e outras atividades tais como: oficinas, palestras e cursos rápidos.
Para o empreendedor que trabalha em Home Office é tão importante ter uma rotina organizada, quanto saber se adaptar aos desafios que podem surgir ao longo do dia.
Ter um “plano B” pode ser fundamental.
Acredito que o ambiente em que trabalhamos nos influencia diretamente e de forma significativa.
Mantenho meu local de trabalho sempre limpo e organizado, não consigo produzir em meio à bagunça.
Deixo atividades mais complexas e que necessitam de maior foco e concentração para a parte da tarde, quando a casa está mais silenciosa.
Gosto de ter espaço para colocar agenda, blocos de anotações e outros itens facilitadores.
Tenho alguns objetos decorativos e livros, mas nada de exageros a visão precisa ser limpa em meu escritório. Deixo pastas e arquivos que não vou utilizar em outro cômodo da casa.
Saiba mais:
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.