Conheça as formas de trabalho e suas consequências

Publicado em: 06/08/2015

Quando inciamos o projeto de um ambiente corporativo é fundamental entender, da forma mais exata possível, quais são as atividades e como as pessoas trabalham.

Normalmente classificamos as formas de trabalho da seguinte maneira:

  • TRABALHO CONTÍNUO

Um clássico exemplo de trabalho contínuo é visto em empresas de telemarketing. Os funcionários estão 100% do tempo trabalhando na mesma posição, cumprindo a mesma atividade.

  • TRABALHO MISTO

A composição de duas ou mais atividades é chamado de Trabalho Misto. Nesta situação, normalmente as pessoas alternam trabalho em computador com trabalhos manuais. É muito frequente em escritórios diversos. Esta forma de trabalho pode ser subdividida conforme a maneira que essas atividades são alternadas. Chamamos de “Troca de Atividade Espontânea” aquela que fizemos de maneira rápida e dinâmica, já a “Troca de Atividade Pré Definida” é aquela, na qual, passamos muitas horas em cada atividade e a alternância acontece de forma menos frequente e planejada previamente.

Procuramos identificar em qual categoria se encontra cada um dos usuários para atendermos ao grau de risco das atividades. Situações como o primeiro exemplo de trabalho contínuo, assim como, no caso do trabalho misto com troca de atividade pré definida, as pessoas passam muitas horas na mesma posição e é ai que esta atividade pode trazer riscos à saúde.

Costumo dizer que o melhor trabalho é aquele que permite alternância de posições. Quando não é possível, devemos ter certeza de que estamos corretamente posicionados em nossas atividades.

Trabalhar com dor não é aceitável e pode trazer altos prejuízos a curto e longo prazo. 

Veja o infográfico que montei com mais algumas informações sobre este assunto.

Formas de Trabalho (2)

Fonte imagem destaque: http://www.augengesundheit.at/fachbeitraege/bildschirmarbeit

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X