“HARMONIZAÇÃO” E “VISÃO HOLÍSTICA”: Tabus ou desconhecimento?

Publicado em: 04/10/2016

Já se sabe que os ambientes são capazes de se relacionar diretamente com os usuários, influenciando pensamentos, emoções e comportamentos das pessoas. Por que não, então, observar os espaços de uma forma mais humana, empática e por que não holística?

Termos como “Harmonização”, “Visão Holística”, entre outros, são considerados “tabus” para muitos profissionais que trabalham com projetos, principalmente na área corporativa. Porém o que pouco se sabe é que esta área desperta muita curiosidade e interesse entre os empresários, pois muitos conceitos de Harmonização de Ambientes afirmam influenciar diretamente no bem estar e na produtividade dos profissionais.

Assim, o desconhecimento ou a incompreensão acabam por fechar as portas para um assunto que também faz parte do diálogo com os clientes e que, nós, como projetistas, deveríamos ao menos ter noções mais reais e claras sobre nossos próprios “tabus”.

Para auxiliar nesta desmistificação de conceitos relacionados à Harmonização de Ambientes, convidamos para uma conversa a diretora da Ascorp Assessoria Empresarial, Janine Arnt. Confira abaixo!

161004_webnar-ii_arte-3

  1. O que significa Harmonização de Ambientes?
    Segundo a Técnica Oriental que utilizo, Harmonização de Ambientes, significa deixar fluir o CHI (ou a energia vital, ou vento e água) dentro dos ambientes de forma a promover a saúde de quem ali trabalha ou habita.

 


 

  1. Conte um pouco sobre sua formação e decisão de trabalhar na área de harmonização de ambientes.
    Me formei em Relações Publicas e Marketing atuando por mais de 20 anos com a eficácia na comunicação interna, a capacitação de lideranças e a satisfação das equipes de trabalho e das organizações mensurando os resultados obtidos. Depois fiz numerologia, que foi um importante aliado nos processos seletivos e na descoberta dos dons pessoais de cada um nas equipes. Mais tarde fiz a pós em Psicologia Transpessoal, o Curso de Decoração e a especialização em Arquitetura Antiga Chinesa me dedicando à Técnica do Feng Shui, um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa que trata dos ambientes e sua interação com os indivíduos, como forma de prevenir doenças e auxiliar as pessoas a irem de encontro aos seus objetivos pessoais e profissionais.

 


 

  1. Percebes alguma resistência por parte dos arquitetos, decoradores e designers sobre este assunto?
    No Rio Grande do Sul sim, já em Santa Catarina a maior parte das minhas alunas são Arquitetas que já seguem uma tendência voltada para a Arquitetura Sustentável muito forte lá.
    Creio que a resistência às novidades sempre anda junto com a desinformação, pois quando uma arquiteta descobre os benefícios de agregar estes conceitos de harmonização ao seu trabalho logo percebe maior reconhecimento dos clientes e a felicidade de, com pequenas ações, livrar pessoas da falta de atenção ou de dores crônicas resultantes de um mau posicionamento de sua escrivaninha, por exemplo.

 

 


 

  1. Na sua opinião, como um ambiente harmonizado pode contribuir para o meio corporativo? A harmonização de um ambiente corporativo depende de vários fatores físicos e humanos:

 

Fisicos Humanos
Iluminação Conhecer seus dons
Ventilação Colocar seus dons à disposição
Cores e formas Ter seus dons reconhecidos

Lay-out/ Posição do mobiliário

Reconhecer suas fraquezas e como superá-las
Posicionamento de portas e janelas Compreender importância da sua função
Limpeza e Organização dos espaços Aprender a comunicar o que espera do outro
Influências eletro eletrônicas/magnéticas Saber onde deve ir (metas mensuráveis)

 

Quando conseguimos aliar um  ambientes agradável com os dons dos colaboradores, alocados na função correta e as metas da empresa divulgadas de forma clara, teremos pessoas saudáveis e satisfeitas, trabalhando com entusiasmo na busca de resultados positivos para a organização!

Saiba mais: Ascorp Assessoria Empresarial
www.ascorpnh.com.br

logoascorp


 

Para continuarmos esse bate papo, agendamos para dia 12/10 (quarta), às 19h, um webnar gratuito com a Janine Arnt. Venha participar conosco! 

A proposta para o webnar “Desmistificando conceitos de harmonização em ambientes corporativos” é estimular uma provocação sobre temas que são considerados “tabus” para muitos arquitetos, mas que devem ser compreendidos, pois estão diretamente relacionados com o ser humano.

A abordagem será muito prática e envolverá alguns dos seguintes temas:

  • Esclarecendo conceitos de Harmonização de Ambientes, Feng Shui, Geobiologia/Radiestesia;
  • A influência das cores no humor e na produtividade das pessoas;
  • Como a Física Quântica explica a interação entre as pessoas e os locais onde trabalham;
  • Justificativas biológicas da Neurociência.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente!
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1279610005405975/

161004_webnar-ii_arte-2

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X