Check list para novas sedes ou reforma de sedes existentes
A decisão de expansão física de uma empresa normalmente é influenciada por uma série de dúvidas e inseguranças. Resolver investir em uma sede nova ou ampliar uma já existente indica custos significativos que devem ser colocados na balança de toda a corporação em processo de desenvolvimento.
Como arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, meu papel neste texto é auxiliar no processo de decisão, mostrando que, com pequenos investimentos, é possível criar um ambiente de trabalho de qualidade e que irá auxiliar no desenvolvimento da melhor performance de cada profissional. Dessa forma, o custo e a insegurança de apostar em uma nova sede, se transforma em investimento para a produtividade.
Qual a relação entre ambiente e performance profissional?
Diversas bibliografias apontam três principais fatores que definem o desempenho dos profissionais. Em primeiro lugar vem a questão da CAPACIDADE TÉCNICA, ou seja, o quanto a pessoa sabe para executar uma determinada atividade. Em seguida se define a MOTIVAÇÃO como uma característica que influencia a performance profissional. Afinal não adianta a pessoa saber a técnica, se ela simplesmente não tem vontade de executar a tarefa. E complementando, não adianta o profissional ter conhecimentos técnicos, estar com vontade de trabalhar, se ele não estiver inserido em um AMBIENTE COM RECURSOS ADEQUADOS para desenvolver as suas atividades.
No meio profissional, ter uma sede para a empresa não significa somente a materialização física da corporação, pode ser algo muito mais estratégico, beneficiando não só a qualidade do trabalho dos envolvidos, como também, melhorando a sensação de bem-estar e o engajamento dos profissionais.
Check list para um ambiente de trabalho estratégico
Em qualquer mudança no espaço físico, seja para uma nova sede, ou em uma reforma do ambiente existente, é preciso ter claro em quais questões se deseja investir, evitando gastos desnecessários e que não farão a diferença para quem trabalha e utiliza os espaços todos os dias. Sugiro que se deixe para um segundo momento a ideia de arcar com altos custos em cadeiras de design de salas de recepção que só servem como cartão postal dos escritórios.
Para fazer a diferença na produtividade é preciso que se concentre a atenção em elementos que, de fato, influenciam nos profissionais. Para facilitar, segue abaixo um check list que irá auxiliar a enxergar as prioridades e definir valores para o investimento:
DISPOSIÇÃO DOS AMBIENTES E MOBILIÁRIOS
ILUMINAÇÃO E ACÚSTICA
AMBIENTAÇÃO
Assim como Google, muitas outras empresas têm utilizado o espaço físico com uma ferramenta estratégica para melhorar seus rendimentos e engajar mais colaboradores. Experimente começar adequando o espaço de trabalho com as recomendações listadas acima e perceba os benefícios que surgirão. Profissionais que trabalham em ambientes adequados se tornam mais produtivos e felizes, melhorando seu desempenho profissional.
Artigo publicado originalmente no site Ventiur, em 09/06/2016. Confira no formato original.
Fonte da imagem da capa: http://www.hrreview.co.uk/hr-news/strategy-news/workplace-re-design-proven-improve-employee-productivity/58471
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
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