*por Arieta Arruda
Para que seu trabalho como arquiteto ou arquiteta possa chegar aos clientes e gere mais lucratividade para sua empresa é preciso gerar uma ponte sólida que conecte sua marca (que pode ser seu próprio nome) aos consumidores deste serviço. Esta ponte é gerada a partir do Marketing. Muitas vezes, este setor na empresa ou esta parte do seu trabalho, no caso de uma carreira solo, é negligenciada por não ser dado o devido valor e(ou) o profissional ter pouco conhecimento em saber como fazer. Mas, como consultora nesta área, acredito muito no Marketing descomplicado e acessível a todos.
Por isso, vão aí algumas dicas para você colocar a mão na massa. O primeiro passo é entender profundamente a sua proposta de valor. Qual o problema que você vai resolver para o seu cliente e no que você se diferencia em relação a outras empresas? Não adianta o Marketing ser um enfeite, publicidade florida ou uma embalagem bonitinha e a entrega ser outra. Necessariamente, as ações do Marketing precisam traduzir a verdade de seu negócio para que a empresa seja sustentável no ponto de vista de tempo (perenidade) e saúde financeira (lucrativa)!
E, aí sim, levar isso para o maior número de pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo. Pode ser a partir da estratégia Awareness, ou seja, tornar conhecida a sua marca, divulgando nos canais de comunicação que sua empresa tem acesso. Entregar conteúdos pelas mídias digitais é um ótimo começo, elas são gratuitas e intuitivas. Aviso: não adianta ter milhões de seguidores nas redes sociais e ninguém ser o perfil comprador do seu serviço. Construir uma audiência qualificada é essencial para trazer futura lucratividade.
Outro detalhe: é importante não tentar vender descrevendo o produto ou serviço em si, pois as pessoas não compram isso, elas compram os benefícios que esta aquisição traz. Por exemplo, a empresa que acaba de alugar um espaço para fazer seu escritório não vai comprar horas do trabalho de um arquiteto, ela quer resolver o fato não saber “como” dispor os móveis e otimizar o espaço de forma inteligente, alinhados às expectativas e o perfil de sua empresa.
Aqui, chegamos ao próximo passo que é perceber em suas nuances as expectativas deste cliente. E fazer uma proposta assertiva. Estudar e entender de ser humano vai levar seu negócio a ter mais sucesso, pois no final de contas seja um negócio B2B ou B2C são negócios sendo feitos de pessoas para pessoas. Concorda? Por isso, assim também deve ser a construção da sua marca.
Ao trabalhar com empatia e verdade em seu trabalho, você acaba conquistando o seu espaço, pois trabalhar o Marketing com transparência e nos canais certos faz você desenvolver um tipo de marketing que acredito ser um dos mais prósperos nos dias de hoje: o Marketing Autêntico. Na era pós-digital, as pessoas sabem quando as marcas não trabalham em sintonia com sua essência, de maneira consistente e coerente. Logo, logo as máscaras caem. As pessoas levam mais em conta as marcas que geram autoridade (sabem do que estão falando), credibilidade (responsáveis nas entregas) e tenham presença na mente das pessoas de um jeito só seu.
Por isso, o Marketing atualmente é estabelecido em sintonia com a jornada do cliente, trazendo personalização, benefícios, conteúdos relevantes na hora em que ele está buscando essa informação e estabelecer um relacionamento por meio da entrega de valor. Como você está fazendo isso em sua empresa? Hora de rever e realinhar os caminhos! Desejo que estas dicas de alguma maneira tenham sido de valor e que você possa aplicá-las em seu negócio. Sucesso!
Escrito por Arieta Arruda, Consultora de Marketing Autêntico e Produtora de Conteúdo. Mais de 13 anos no mercado. Autora do Livro: Farol das Ideias, guia para desenvolver a criatividade. Graduada em Comunicação Social, especialista em Comunicação Organizacional e Gestão da Criatividade e Inovação, estudiosa em ferramentas para inovar (UFPR, USP, Israel Institute of Technology, PUCPR e University of Maryland). Colunista no portal Tempo de Mulher da Ana Paula Padrão, maior portal feminino do Brasil.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
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