O que observar na hora de procurar uma sala comercial para a sua empresa?

Publicado em: 28/07/2015

Assim como o boom imobiliário que aconteceu no mercado residencial, percebemos hoje, uma crescente oferta de imóveis, também, na área comercial. Edifícios de escritórios, com inúmeras variedades de opções de salas e condomínios corporativos, tem sido erguidos em importantes vias das capitais.

Com tanta oferta à disposição, aproveitamos esta publicação para indicar algumas informações que podem auxiliar na escolha de um ou outro imóvel.

Uma maneira interessante de tomar uma decisão é através de alguma estratégia comparativa, algo similar à técnica Trade Off. Funciona da seguinte forma: primeiro, monte uma tabela e coloque nas linhas os itens que propomos serem avaliados, conforme a listagem logo abaixo. No outro sentido, nas colunas, relacione os imóveis que deseja comparar. Aí é só começar as avaliações! Para facilitar, sugiro adotar uma classificação, como por exemplo: satisfeito, regular, ou insatisfatório. No final, terás um grande quadro com todas as informações importantes. Procure escolher aquele imóvel que tiver a maior quantidade de classificações positivas.

Segue abaixo uma sugestão de modelo para o quadro comparativo. É bacana adaptá-lo conforme a sua necessidade. Para quem se interessar, me mande um email (pb@benckeconstrucoes.com.br) e eu encaminho o arquivo em Excel.

Quadro Comparativo

1. LOCALIZAÇÃO
O início da procura de seu imóvel comercial deve ser a localização. O ideal é estar próximo de seu cliente alvo. Em alguns casos é interessante, também, se instalar em vias conhecidas para facilitar o acesso dos clientes.

2. ESTACIONAMENTO
Normalmente ao instalar o escritório em uma via de alto fluxo, podemos enfrentar dificuldades para encontrar áreas de estacionamento. Por isso, hoje, ter um local para estacionar no próprio edifício tem se tornado fundamental e pode ser um bom argumento na decisão de um imóvel. Avalie a importância deste item para o seu caso.

3. ÁREA CONDOMINIAL
Existem diversas opções de áreas condominiais nos empreendimentos corporativos. Alguns exemplos: auditório, salas de reuniões, sala de conferências, espaço de fitness, descompressão e lazer. Ter a oportunidade de receber um cliente em um espaço fora da sua sala, pode ser uma opção interessante para aproveitar o espaço privativo com outros usos. Vale se informar com o corretor ou administrador do condomínio, qual valor do aluguel destes ambientes. Pergunte, também, sobre a disponibilidade dos espaços. Ter uma ampla área condominial, mas estar sempre ocupada, também não adianta muito.

4. ACESSIBILIDADE
Hoje é lei, todos os empreendimento comerciais devem ser acessíveis à todas as pessoas. Observe a existência de rampas, sinalizações e sanitários para portadores de necessidades especiais. Todo o condomínio deve oferecer essa acessibilidade.

5. ÁREA DA SALA
Área privativa do imóvel é diferente de área de piso! Muitas pessoas me questionam sobre este assunto. Esclarecendo então, quando o corretor informar a “área privativa”, significa a área de piso + as áreas das paredes que fazem parte deste imóvel. Ou seja, se medirmos, manualmente, o ambiente interno, chegaremos a uma área menor. Cuidem esta observação!

6. FORMATO DA SALA
Ambientes com formas geométricas mais retas, tendem a ser mais simples na organização do layout interno. Cuidem com fachadas curvas ou em ângulos e observem se não dificulta o atendimento necessário aos seus espaços.

7. ORIENTAÇÃO SOLAR
Chamo a atenção para as salas com orientação para oeste, principalmente se tiverem grandes áreas de esquadrias, como pele de vidro. Nestes casos, invista em algum tipo de filtragem da luz solar, como persianas ou, quando necessário, sistemas de blackout. Por receber mais calor, em função da orientação solar, provavelmente também será necessário a instalação de ar condicionado ou algum outro tipo de climatizador.

8. ACÚSTICA
Empreendimento localizados em vias de alto fluxo tendem a estar expostos a barulhos externos. Nestes casos, observem se as esquadrias são de boa qualidade e vedam bem a questão da acústica.

9. EQUIPAMENTOS FIXOS E INSTALAÇÕES
É interessante observar a localização dos sanitários e instalação de água para espaço de copa. Estas tubulações, normalmente, seguem a mesma prumada (alinhamento) em todo o prédio e, por isso, é mais difícil de serem alteradas.

10. O FELLING
Em qualquer decisão importante se sugere, além dos aspectos racionais, procurar sentir, no seu íntimo, qual o seu “feeling” em relação as opções. Ao conhecer um novo imóvel, logo que entrar nele, procure registrar o sentimento que você teve e leve-o em consideração na hora de tomar a sua decisão.

Fonte da imagem destaque: http://futuraproducao.com/2014/06/01/diferencas-entre-os-sexos-na-hora-de-escolher-o-imovel-para-morar/

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X