Dicas práticas para as empresas no Dia Internacional de Combate à LER/DORT

Publicado em: 28/02/2015

Dicas práticas para as empresas no Dia Internacional de Combate à LER/DORT

 

Desde o ano 2000, a data de hoje, dia 28 de fevereiro, é conhecida como o Dia Internacional de Combate às LER/DORT. Mas você sabe o que essas siglas significam?

Bom, “LER”, corresponde a Lesões por Esforços Repetitivos, normalmente causados por movimentos contínuos sobrecarregando os ossos, músculos e tendões que afetam principalmente o pescoço e os braços. Quando estas lesões acontecem em função do trabalho, chamamos de “DORT”Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Entre as enfermidades mais encontradas para quem sofre de LER/DORT são: tendinites (inflamações nos tendões), epicondilites (inflamações nos cotovelos), síndrome do túnel do carpo (inflamação no punho), etc.

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), no Brasil, essa é a segunda causa mais frequente, responsável pelo afastamento de profissionais de suas atividades e por isso, já é considerada a doença do século 21.

Entre os mais afetados com as lesões estão: telefonistas, passadeiras, trabalhadores de limpeza, montadores de fábricas, operadores de caixa, recepcionistas, pedreiros, auxiliares de administração, jornalistas, entre outros.

Além do tipo de movimento necessário na atividade profissional, a má postura, estresse e más condições de trabalho também estão relacionadas ao aparecimento das inflamações.

 

Sabemos que para evitar consequências de altas taxas de indenizações por acidentes trabalhistas, prevenir é a melhor solução para todas as empresas.

 

Algumas questões muito práticas podem contribuir com a saúde dos coloradores e oferecer um ambiente com melhor qualidade de vida:

  • Proponha uma rotina de pequenas pausas durante o trabalho. 30 segundos em movimento, a cada 1 hora, já são suficientes para interromper uma atividade de risco contínuo.
  • Deixe a vista um painel com algumas opções de alongamento e ginástica laboral para ambientes corporativos. Estimule a prática diária de todos. Mesmo sentados, já podemos fazer alguns exercícios. Segue abaixo:

ginastica_laboral

Fonte: http://www.personalrobson.com.br/

  • Invista em cadeiras com regulagem de altura de assento e braços. Observe cada usuário para que a utilizem de forma correta. (Veja mais detalhes sobre como sentar direito em nossa publicação anterior)
  • Ofereça, àqueles com estatura mais baixa, apoio para os pés. A grande maioria das pessoas mais baixas e mulheres, precisam sentar mais alto para se sentirem confortáveis com a nossa altura padrão de mesas.
  • Tenha suporte de monitor em todas as estações de trabalho. A altura da parte superior da tela do computador deve estar alinhada com a altura dos olhos do usuário.
  • Exponha esse assunto aos colaboradores e demostre que a empresa se preocupa com o bem estar de todos. Oferecer ambientes de trabalho confortáveis e adequados às atividades desenvolvidas evitam queixas de doenças trabalhistas.
  • A rotina de prevenção à lesões deve ir além do ambiente de trabalho. Quando o profissional se tona consciente da importância do bem estar para a sua saúde, leva as orientações, também, para casa. Sabemos que pessoas saudáveis são mais felizes, motivadas e produtivas nas atividades que desenvolvem, tanto pessoal quanto profissional.

 

Leia também: “CONFESSO, TAMBÉM JÁ SENTI DOR POR CAUSA DO TRABALHO!

 

 

Fonte: ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho)
Fonte imagem destaque: http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1369/dor-nas-costas-exercicios-que-aliviam

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X