PRÁTICAS (super simples!) PARA UM MEIO CORPORATIVO MAIS SUSTENTÁVEL

Publicado em: 13/10/2016

Pensar em sustentabilidade, hoje em dia, não significa somente fazer grandes investimentos em painéis solares ou telhados verdes, por exemplo.

Parece redundante falarmos para arquitetos e profissionais da área que atitudes como: se fazer valer do perfil natural do terreno intervindo o menos possível na movimentação de terras, se beneficiar da ventilação e iluminação natural afim de diminuir gastos com energia elétrica, utilizar elementos que protejam os ambientes da incidência solar direta no verão, entre outros… Entretanto, as soluções citadas acima, e que talvez tragam maior retorno financeiro e possíveis certificações no futuro, devem ser previstas na fase inicial de projeto.

Pensando numa escala menor de ações sustentáveis, os ambientes corporativos não devem ser deixados de lado. Segue algumas medidas possíveis de serem adotadas em nossos ambientes de trabalho:

  • Consumo inteligente de papel: Desperdiçar papel sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual. Quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.
  • Substituir os copos de plásticos por xícaras e copos individuais:  Os copos plásticos descartáveis atacam a natureza de forma violenta. A maioria das pessoas faz uso do copo uma única vez e já o descarta. Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos e leva mais de 100 anos para se degradar.
  • Apague as luzes: Quando não estiver utilizando um ambiente, desligue as lâmpadas e até mesmo os eletrodomésticos.
  • Otimize o uso de veículos automotivos:  Estimule um programa de carona entre seus funcionários. Leve em consideração a distância do seu fornecedor na hora da compra. Isto melhora a qualidade do ar, o trânsito da cidade e gera economia de recursos antes desperdiçados.
  • Pinte seu telhado de branco: a pintura branca faz com que o telhado esquente menos e também deixa o ambiente interno com temperatura mais agradável. Consequentemente, esta atitude resulta em economia de energia, pois diminui a necessidade do uso de ar-condicionado ao longo do dia.

 

Adotar práticas amigáveis ao meio ambiente pode ser, por conseguinte, mais simples do que se imagina!

Agora imagina então, incorporar  a estas práticas, algumas estratégias sustentáveis para o espaço físico das empresas? Imagine você, seja projetista ou mesmo gestor do meio corporativo, ter um “check list” ambiental para facilmente aplicar no escritório?

Esse será o tema do Workshop “SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA” que realizaremos no dia 22/10/16 (sábado), das 14h30 às 18h30, no Instituto Ling, em Porto Alegre/RS. O evento é aberto ao público e está com as inscrições abertas até dia 18/10/16.

Inscrições: bit.ly/swtalksworkshopII
* tem valor promocional para Grupos Empresariais e para Participantes do Workshop que realizaremos pela manhã, neste mesmo dia A ESTRATÉGIA DA NEUROARQUITETURA, que relaciona a neurociência com a arquitetura. Aproveite!

Página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/195759257513714/

swt_workshop-2_arte


carinaEste texto foi escrito pela profissional Carina Perazzoli, arquiteta formada pela Uniritter Laureate International Universities, cursando MBA em Gestão de Negócios da Incorporação Imobiliária pela FGV. Trabalha na Bencke Arquitetura e Construções desde julho de 2015 e está inserida no setor de projetos e qualidade corporativa atuando nas áreas de projeto e execução.

Conheça mais sobre as consultorias e projetos da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES, desenvolvidos através do conceito da QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces.

“Acreditamos que ambientes projetados com um olhar mais humanos serão ambientes de trabalho muito mais produtivos.”

Saiba mais em www.qualidadecorporativa.com.br

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X