PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO HUMANA

Publicado em: 27/05/2016

Na busca pelo bom desempenho profissional e pela qualidade de vida, somos constantemente desafiados a superarmos limites e a nos diferenciarmos. Entender o que de fato nos torna mais produtivo é uma estratégia inteligente para agir de forma assertiva e melhorar o desempenho profissional.

Para isso, partimos do princípio de que somos SERES HUMANOS e como tais, somos constantemente influenciados por pensamentos e emoções. Nossa capacidade de produzir depende da técnica (se sabemos ou não fazer determinada tarefa), mas também da nossa motivação em quer fazer algo bem feito, e é neste segundo aspecto que devemos nos atentar diariamente. Muitas vezes, nem percebemos, mas algo do ambiente externo pode estar nos incomodando e nos impedindo de ter uma boa performance. Da mesma forma que, quando não estamos emocionalmente equilibrados, também não iremos produzir de forma satisfatória.

É assim que justificamos a importância da valorização humana nas empresas para se obter melhores resultados. Criar um ambiente onde as pessoas se sintam bem, seja no caráter interno do indivíduo, assim como em seu meio externo, é o primeiro passo para melhorar a produtividade.

Complementando este assunto, nessa semana, conversamos com a coach Renata Domingues, que já atua há 10 anos na área de treinamentos e desenvolvimento humano em corporações. Confira abaixo um pouco mais da experiência de Renata:

Chamada_PRODUTIVIDADE

  1. Conte um pouco sobre como começou sua trajetória na área do desenvolvimento de pessoas.

Há 10 anos recebi uma proposta para realizar um treinamento, era um tema que eu já trabalhava mas aconteceu de maneira totalmente inesperada (a ausência do treinador). Ao terminar a apresentação, percebi que eu havia tinha conquistado as pessoas e isso me motivou. Desde então iniciei uma jornada em busca de conhecimento para ser além de uma boa líder, mas também, alguém que pudesse contribuir com o desenvolvimento de outros profissionais.


 

  1. Pela sua experiência, qual a importância dos espaços físicos no desenvolvimento de profissionais mais produtivos?

A maioria dos profissionais passa mais tempo dentro de um local de trabalho, que dentro de sua própria casa. O ambiente precisa ser compatível com a atividade realizada. Muitas vezes recebi solicitações de consultorias em empresas, e na fase de diagnostico já “lia” o ambiente e percebia ali, traços dos problemas – como falta de comprometimento, desatenção, etc.


 

  1. Qual sugestão você poderia dar para as empresas que estão buscando desenvolver equipes mais produtivas? Como despertar essas habilidades nos profissionais?

Primeiro de tudo, olhe para seu cliente interno. Dentro de um CNPJ, existem CPFs e eles devem ser cuidados individualmente. Pessoas são o maior ativo de qualquer empresa. Percebam que ao investir nas pessoas, vocês terão profissionais mais produtivos e terão clientes externos, satisfeitos. Saiam do lugar comum, continuem investindo no profissional – com treinamentos de vendas, com capacitação, MAS JAMAIS ESQUEÇAM DO INDIVÍDUO.

Saiba mais:

Desenvolvendo Pessoas
Site: www.desenvolvendopessoas.com.br

slide

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X