O que torna-se necessário na busca pela produtividade?

Publicado em: 24/05/2017

*No ano de 2016, um dos temas mais solicitados em nas pesquisas de conteúdo da QUALIDADE CORPORATIVA: SMART WORKPLACES  foi: A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO. No Ciclo de Palestras que ocorreu em 2016, abordamos este tema em um bate-papo com a Arqª Priscilla Bencke e a Coach Renata Domingues em julho do mesmo ano.

Com vários itens a serem abordados, as profissionais falaram de dicas relacionadas ao ambiente empresarial e as influências no modo de produzir, como também questões de convivência e organização empresarial e a forma de exploração.

 

O QUE TORNA-SE NECESSÁRIO NA BUSCA PELA PRODUTIVIDADE?

 

  • A CAPACIDADE INTELECTUAL (o conhecimento, a técnica sobre o assunto)
  • MOTIVAÇÃO (é importante sentir-se satisfeito com o trabalho, e também sentir vontade de realizar a determinada atividade)
  • AMBIENTES E RECURSOS DISPONÍVEIS (espaços de trabalho aconchegantes e a presença de elementos adequados, que possam proporcionam bem estar e satisfação durante a tarefa).

 

De uma forma geral, é além disso, muito importante saber filtrar bons HÁBITOS, ou seja, atividades que rendam e compensem o tempo trabalhado, sem perdas de tempo desnecessários e que possam a vir comprometer o andamento das atividades.

Nem sempre conseguimos observar essas necessidades de uma forma OBJETIVA, o que resulta em profissionais menos produtivos e mais ocupados.

Um exemplo disso é a tabela apresentada pela Renata Domingues, onde foi falado:

a) LISTA DO DESFAZER: O que eu faço que não deveria estar fazendo?

b) LISTA DO NÃO FAZER: O que faço e outro poderia fazer?

c) LISTA DA AÇÃO: O que faço que só eu poderia fazer?

d) LISTA DA SUPERAÇÃO: o que eu não faço, mas poderia fazer?

 

Muitas vezes durante a dinâmica profissional dividimos nosso tempo com funções que outra pessoa poderia desenvolver da mesma forma ou até melhor, resultando em extensivas horas que não rendem.

Para isso é importante saber AVALIAR PRIORIDADES, como: o que poderia aprender e que contribuiria com minha performance profissional? Será que sou a pessoa mais adequada para esta tarefa?

É fundamental que isso seja analisado e que possamos permitir a nós mesmos a capacidade de aprender novas habilidades.

Porém, é difícil tornar-se apto a coisas novas se não adequamos as necessidades existentes:

  • organize-se (uma dica é intercalar o tempo durante as atividades)
  • evite distrações (principalmente com o aparelho celular e redes sociais)
  • barulhos (não permita-se ser interrompido por um ruído desagradável, uma dica é ouvir uma música, de maneira a quebrar esse incômodo tão prejudicial ao foco)
  • insira elementos naturais (você sabia que segundo pesquisas a presença de vegetação nos ambientes aumenta em 15% a produtividade? Insira flores e plantas em seu espaço de trabalho, pois além de ser agradável aos olhos poderá auxiliar em seu BEM ESTAR MENTAL)
  • invista em espaços de descompressão (seja uma sala ou um corredor de convivência para relaxamento e fundamental para o equilíbrio mental)

 

Um exemplo é a famosa empresa de serviços virtuais, mais conhecida como Google, que proporciona aos seus funcionários desde a máxima flexibilidade no modo de trabalhar (o funcionário trabalha onde quiser)  até à grande qualidade de vida existente quando estamos EM EQUILÍBRIO nos espaços.

Confira o bate-papo das profissionais que ocorreu em junho/2016:

 

Em nosso canal do YouTube você confere este e outros vídeos, acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCTpILUHTzrYyGMZCHV6uJ6g e fique por dentro.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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