*por Dora Agostinho e Sandra Palma
Quando a Neuroarquitetura e a Biofilia se juntam: estratégias simples para diminuição do stress no local de trabalho
Sabemos que a Neuroarquitetura é a junção da neurociência com a arquitetura e que desta junção resulta a ciência que estuda o impacto dos ambientes no cérebro e consequentemente, no comportamento humano.
Sabemos ainda que a Biofilia pode ser definida como a tendência natural para voltarmos a nossa atenção às coisas vivas, à Natureza, sendo que está provado que ao estarmos em comunhão com a Natureza temos melhores prestações em todos os campos da nossa vida.
Tendo em conta que passamos cerca de 90% da nossa vida em ambientes torna-se urgente trazer elementos naturais para o interior desses ambientes, de forma a potenciar as capacidades humanas e a proporcionar mais qualidade de vida a quem usufrui dos espaços.
Ainda que as considerações anteriores sejam válidas para todo e qualquer ambiente, quando pensamos nos ambientes corporativos percebemos que um ambiente de trabalho estudado pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos profissionais e consequentemente na sua produtividade o que levará, sem dúvida, a crescimento da empresa.
O uso de elementos naturais no local de trabalho tem um impacto forte e mensurável nos resultados dos profissionais, como a redução do stress e ansiedade, bem-estar, produtividade, criatividade e motivação.
De acordo com o relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho, aqueles que trabalham em ambientes com elementos naturais relatam níveis mais altos de bem-estar (+15%), produtividade (+6%) e criatividade (+15%) do que aqueles que trabalham em ambientes sem natureza.
Então, como podemos trazer elementos naturais para o interior dos ambientes de trabalho?
Trazer a Natureza para o interior não significa unicamente a distribuição de vasos com plantas, nem tem que ser algo complicado requerendo um grande investimento.
Muito pelo contrário…
Há muitos outros elementos que nos aproximam da Natureza e basta, na maioria das vezes, pequenos apontamentos que façam o link, no nosso cérebro, para a Natureza.
O mais importante no processo de incluir elementos naturais nos ambientes de trabalho é estar desperto para o tema, é ter noção das vantagens que pode trazer tanto para os profissionais como para os empresários.
Despertá-lo para estas vantagens é a nossa missão.
LUZ NATURAL
A luz natural, é um elemento importantíssimo, uma vez que tem um contributivo significativo para a nossa saúde e bem-estar.
O nosso relógio biológico está programado para funcionar de acordo com a luz solar. No início do dia a luz solar é mais fria e por isso de cor branca, o que nos permite estar mais despertos, mais ativos, mais produtivos. Com o fim do dia a chegar a luz solar começa a diminuir a sua intensidade, ficando mais quente e por isso com uma cor mais amarelada.
Esta cor mais quente faz-nos relaxar e estimular a produção do hormônio do sono, a melatonina, que nos permitirá ter uma noite de sono descansado e regenerador, fundamental para que as nossas capacidades estejam no seu melhor.
Quando estamos num ambiente de trabalho sem luz natural, recorrendo por isso a luz artificial, que normalmente é uma luz branca e fria, não são dados os estímulos necessários ao nosso cérebro para que a melatonina seja produzida. Isto faz com que, apesar de dormirmos durante a noite, porque estarmos fisicamente cansados, não consigamos descansar o nosso cérebro tal como ele realmente precisa.
Noite após noite sem o devido descanso traduz-se em níveis de stress bastante elevados.
Importa dizer que devemos sempre privilegiar a luz natural mas quando isso é de todo impossível, existem já no mercado luminárias que simulam o ciclo da luz solar ao longo do dia.
VENTILAÇÃO NATURAL
A ventilação natural é outro elemento que traz a Natureza para o interior, proporcionando a sensação de conforto necessária a uma boa produtividade.
Ter no ambiente de trabalho janelas que além de promoverem a luz natural possam abrir e proporcionar uma ventilação natural do espaço é um fator que deve ser privilegiado na hora de escolher as próximas instalações da sua empresa.
PERCEPÇÃO DO CLIMA
Associado à luz e ventilação natural surge um outro elemento: a percepção do clima.
É muito importante para o ser humano ter noção das condições climatéricas que estão a acontecer no exterior, uma vez que lhe dá sentido de orientação.
Na verdade a luz e ventilação natural e a percepção do clima são três elementos intimamente ligados que conseguimos privilegiar praticamente em simultâneo escolhendo, estrategicamente, espaços com vistas para o exterior, com janelas com possibilidade de abrir ou até mesmo tendo ao dispor terraços acessíveis.
VEGETAÇÃO
Um outro elemento que nos remete à Natureza é a vegetação.
Quando se fala em elementos naturais para o interior dos ambientes, o primeiro pensamento que ocorre são as plantas.
De fato, ter plantas por perto contribui para uma redução significativa do stress, contribui para uma melhor saúde física, melhora a comodidade, o rendimento e a produtividade.
A vegetação além das vantagens que já abordamos inerentes ao link do nosso cérebro para a Natureza, apresentam uma serie de outras vantagens, como é o caso da purificação do ar e da redução do nível de ruído.
Apesar de todos os benefícios, a inclusão de vegetação, é muitas vezes vista com alguma resistência dadas as suas necessidades de sobrevivência.
Claro que as plantas naturais apresentam algumas vantagens e necessidades diferentes das plantas artificiais, mas ainda assim, uma planta artificial também leva o nosso cérebro a viajar até à Natureza.
A criatividade de cada um é o limite para trazer vegetação para o interior.
Desde vasos grandes no pavimento até pequenos vasos sobre a secretária. Tapetes e alcatifas que simulam relva. Papéis ou painéis de parede. Jardins verticais ou horizontais, naturais ou artificiais…
ÁGUA
A água quando perto de nós alivia o stress, promove a satisfação, melhora a saúde e o rendimento.
A água pode ser absorvida através de vários sentidos: visão, toque e audição.
Mais uma vez a criatividade é o limite, aquários, fontes, música de fundo, papel ou painel de parede…
Porém há que ter um cuidado especial, avaliando cada um dos profissionais em particular, porque para algumas pessoas o som da água é relaxante, mas para outras o som continuado da água pode ser bastante irritante.
Animais
Estudos mostram que ver ou estar com animais, especialmente as crias, tem um efeito positivo no comportamento humano, diminuindo também o nível de stress.
Os animais podem estar presentes nos ambientes fisicamente mas também através de imagens ou até mesmo recorrendo a monitores onde passem vídeos de animais. Peixes, pássaros e porque não gatos?
Por outro lado, estudos mostram que quando os profissionais ficam responsáveis por cuidar destes animais gera-se um compromisso mais intenso, não só para com os animais mas também para com a empresa.
Cores e Formas
Ainda que não tenhamos elementos naturais diretos podemos sempre criar apontamentos com cores e formas que nos remetam à Natureza.
O verde das árvores, o azul do céu, o azul esverdeado da água…
As ondas do mar, os triângulos das montanhas…
Todos estes exemplos (e muitos outros) fazem, consciente ou inconscientemente, o link tão desejado para a Natureza.
CONCLUSÃO
O design que nos conecta com a natureza, está comprovado que nos inspira, aumenta a produtividade e até contribui para um bem-estar mais forte, o que significa uma redução considerável dos níveis de stress.
Do chão ao teto, os materiais usados num espaço podem facilitar uma conexão com a Natureza através da acessibilidade ao mundo natural, através das cores e dos padrões basta que se esteja desperto para isso.
Todas estas estratégias apesar de serem facilmente implementadas, devem ser pensadas com o foco em cada um dos profissionais, pois o que pode ser agradável para algumas pessoas pode ser irritante para outras.
Quando projetamos o ambiente, devemos encará-lo de forma séria e profissional.
Ainda que sejam estratégias simples, devem ser implementadas tendo uma visão holística para que tudo, em conjunto, funcione. Não esquecendo que o profissional deve estar no centro de todas as decisões.
Nota: Todas as imagens deste artigo foram retiradas do site https://pixabay.com/pt/
Escrito pelas integrantes do SW TEAM:
Dora Cristina Ferreira Agostinho (na foto ao lado esquerdo), natural de Portugal, formada em Engenharia Técnica Civil, Engenharia Civil, Decoração e Design de Interiores em Portal Decor, já participou de diversos cursos relacionados a Gestão da Qualidade, e especializou-se em Projetos para Ambientes de Trabalho, certificada pela Mensch&Büro-Akademie e pela Qualidade Corporativa.
Sandra Palma (na foto ao lado direito), natural de Portugal, formada em Engenharia Civil, especializou-se em Segurança e Higiene no Trabalho, em Engenharia da Qualidade, e em Projetos para Ambientes de Trabalho, certificada pela Mensch&Büro-Akademie e pela Qualidade Corporativa.
As duas são amigas de longa data, e sócias da CHANGE- INTERIOR DESIGN, nomeada precisamente pelo simbolismo de mudança e transformação nas vidas delas e pela vontade imparável de transformação na vida das outras pessoas também. A CHANGE- INTERIOR DESIGN não projeta decoração de interiores, mas sim qualidade de vida, bem-estar, motivação e produtividade.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.