QUANTO O AMBIENTE REFLETE A SUA LIDERANÇA?

Publicado em: 15/03/2016

Desde que começamos a divulgar nosso olhar mais humano sobre os projetos de arquitetura, percebi que o perfil dos nossos clientes mudou. Enquanto antes éramos contratados por empresários que queriam reformar salas de reuniões e ambientes de espera para encantar seus clientes, hoje percebo uma preocupação além da estética dos ambientes, que inclui o conforto nas estações de trabalho dos profissionais, refletindo o respeito das lideranças pelos seus colaboradores.

Relembrando os conceitos sobre “ser líder” ou “ser chefe”, percebi que essas representações também acontecem nos espaços físicos das empresa. Corporações comandadas por chefes, normalmente deixam de lado as necessidades das zonas de trabalho dos colaboradores, pois o foco é outro. Já em empresas com grandes líderes a situação se inverte. A importância que se dá aos ambientes reflete na forma como a empresa é liderada.

Então, te pergunto, como são os ambientes que você oferece aos seus colaboradores? 

Se você acredita que tem boas intenções de liderança, mas se deu conta de que não anda dando muita importância para os espaços físicos, ok! Essa consciência também é característica de um bom líder e adianto que nunca é tarde para se dar conta do que é possível melhorar. Por isso, sugiro 3 passos para melhorar o reflexo de sua liderança nos ambientes:

  1. Personalize os ambientes de acordo com as necessidades individuais de cada profissional.
    Em todas as nossas consultorias e projetos, perguntamos a opinião dos colaboradores sobre os espaços onde estão inseridos. É surpreendente a reação deles quando fizemos isso! Muitas vezes, eles relatam necessidades muito simples e fáceis de serem atendidas (como, por exemplo, um gancho embaixo da mesa para que as mulheres pendurarem suas bolsas), resolvendo situações de desconfortos e prejuízos na produtividade.
    Obs.: Se você sente medo em ouvir o que não deseja, repense se esse é o comportamento de um bom líder.
  2. Dê atenção às normas de segurança do trabalho.
    Não é porque o fiscal ainda não bateu na porta da sua empresa, que não precisa se preocupar com legislações. Mas chamo a atenção aqui, não pelo fato de simplesmente cumprir normas, mas sim, de se preocupar com isso, pois interfere na saúde de seus colaboradores. Dar atenção ao cumprimento de normas, também significa respeito de um bom líder por seus colaboradores. Em escritórios observe, principalmente, a NBR17 que fala sobre questões de ergonomia, acústica, climatização e iluminação.
  3. Envolva os colaboradores em qualquer mudança do ambiente.
    Não adianta ter as melhores intenções de um bom líder, se preocupando com os itens acima mencionados, se você não expor isso para seus colaboradores. Cito o exemplo que tivemos em um dos nossos projetos: Desde a primeira conversa com o diretor da empresa, percebi que ele era um líder muito preocupado com o bem estar dos seus profissionais e todo o projeto desenvolvido refletiu essa postura. Porém houve uma falha. Trabalhamos quase 1 ano nesse projeto e ele nunca contou aos colaboradores como iriam ser os ambientes, sua preocupação com o conforto deles,… Acabou então, se criando uma situação contrária. Os profissionais, como não tinham participado do processo, se opuseram à mudança. Foi então que o diretor me pediu para fazer uma apresentação do projeto para eles e vi, pessoalmente, os ânimos melhorarem.

 

Esses 3 passos que citei se resumem em um único conselho para um bom reflexo de liderança: respeite seus colaboradores, inclusive com os ambientes físicos de sua empresa.  Experimente sentar onde eles sentam, sentir o que eles sentem: O que incomoda? O que pode melhorar? Tenho certeza que adequando pequenas questões e valorizando as necessidades individuais deles, já será uma excelente representação de uma boa liderança.

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Esse texto se refere a parte do artigo publicado originalmente no LinkedIn Pulse, em 23/02/2016. Confira no formato completo.

Fonte da imagem acima: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2013/05/21/saiba-como-lidar-com-pessoas-dificeis-no-ambiente-de-trabalho.htm

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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