*por Alexandre Carneiro e Gladis Anauate
Especialmente em tempos econômicos turbulentos, a readequação parcial de espaços de trabalho se torna a principal ou mesmo a única maneira para viabilização de projetos corporativos.
Adaptar o projeto com recursos financeiros limitados, mantendo a preocupação ergonômica e o respeito pela qualidade do ambiente, implica em criatividade e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Uma maneira eficaz de se viabilizar o projeto é identificar quais os elementos podem ser reformados e aqueles que necessariamente precisam ser substituídos, adequando o custo da obra ao orçamento do cliente.
Mesmo neste contexto, o ser humano deve ser o centro do processo e é para ele que devem estar voltadas todas as preocupações.
Com um correto planejamento dos espaços e pequenas alterações nas estruturas e recursos existentes, já é possível criar ambientes inspiradores e produtivos.
Para tanto, deve-se conhecer a cultura, filosofia e procedimentos da organização, bem como, o perfil de seus colaboradores, e assim, propor o espaço ideal para o desenvolvimento das atividades humanas nesta realidade. Ou seja, uma solução personalizada para cada tipo de organização ou empresa.
Nossa experiência na 1item mostra que pequenas intervenções já mudam substancialmente o ambiente de trabalho e satisfação dos gestores e colaboradores.
Após a verificação ao atendimento das normas de ergonomia pode-se propor a substituição de peças e lubrificação dos mecanismos. Também, pode-se propor a troca de revestimentos, utilizando cores que podem renovar o ambiente.
Intervenções na disposição do mobiliário, criando áreas de circulação adequadas e espaços de convívio. Dispor as estações de trabalho de forma a contribuir com a comunicação e troca de ideias.
Pequenas alterações nestes elementos já podem se converter em melhorias para o conforto visual e acústico.
A utilização de cores nas paredes, instalações de painéis, troca do revestimento do piso ou a reforma do forro, melhoram o ambiente e renovam o bem estar dos colaboradores.
Sempre que possível, a iluminação natural deve ser privilegiada.
Nossa experiência tem mostrado que mesmo com baixo investimento já é possível criar um planejamento de modernização dos espaços de trabalho.
Entretanto isto tem nos exigido muita criatividade e uma gestão afinada do cronograma da obra. E clientes satisfeitos, claro.
Texto escrito pelos profissionais Gladis Anauate e Alexandre Carneiro. Gladis é arquiteta e se uniu ao administrador de empresas Alexandre para fundar a 1item, e ajudar empresas e organizações a criarem espaços de trabalho inovadores e produtivos. Ambos possuem mais de 20 anos de experiência em ambientes corporativos.
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.