Série Exemplos Internacionais: #02 COWORKING EM HAMBURG

Publicado em: 03/12/2015

Depois de tanto ouvir falar sobre um espaço de coworking que faz o maior sucesso na Europa, decidi que queria conhecer o “Places Coworking” em Hamburg (Alemanha).

Para os alemães este lugar é considerado o melhor espaço de coworking do mundo!

Aproveitei uma viagem à Hamburg e encaixei uma visita ao “Places” no roteiro. A localização é ótima, fica na “Altstadt” (bairro bem central), próximo à vários pontos turísticos. Apesar da entrada ser bem discreta, o local é bem fácil de encontrar.

Fiz uma série de vídeos mostrando tudo deste  espaço e adianto aqui alguns pontos que me chamaram a atenção. Preciso concordar com os alemães, é mesmo um lugar diferenciado!

  • ESPAÇO PÚBLICO X PRIVADO

Todo o ambiente é aberto ao público e os espaços de trabalho são distribuídos como “cabines” com cortinas que podem permanecer fechadas para dar mais privacidade. Apesar de muitas destes módulos de trabalho não serem isoladas acusticamente, parece não haver problemas, pois os alemães são muito silenciosos.

  • AMBIENTAÇÃO ACOLHEDORA

Sentamos para tomar um café e ai pude perceber o acolhimento daquele espaço. Tive a impressão de estar em uma casa e foi uma delícia!
Profissionais que buscam os espaços de coworking normalmente querem um clima mais informal, diferente dos clássicos ambientes corporativos

  • ESPAÇOS DE TRABALHO COLORIDOS

Os ambientes de trabalho são sensacionais! Cada um tem uma caraterística e muitas cores. Achei bacana essa ideia, porque se sabemos que as cores influenciam nas nossas habilidades, é possível escolher o local com a cor que melhor estimule o comportamento necessário (ex. ambiente amarelo para atividades que exijam criatividade, azul para concentração,…).

  • AMBIENTES INUSITADOS

Me surpreendi até mesmo com o banheiro (fiz um vídeo! Veja abaixo)! Criar espaços inusitados diferencia e cria a “surpresa” para quem está ali.

  • CUIDADOS COM A ERGONOMIA

Algumas cabines estavam abertas e vimos que oferecem suportes para notebook e teclado/mouse externo. As cadeiras e mesas também tem regulagens para se adequar às normas de ergonomia alemãs.

 

Seguem abaixo os vídeos que fiz.
Quem sabe surgem novas ideias para espaços de coworking brasileiros?!

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:

Parte 5:

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X