Compartilho aqui, nosso artigo publicado originalmente no site da Rede Mulher Empreendedora, em 05/02/2016.
Série Home Office #3:
XÔ BAGUNÇA! COLOCANDO ORDEM NO LOCAL DE TRABALHO
Quando trabalhamos a questão da produtividade, diversos fatores que influenciam na forma como trabalhamos devem ser considerados. Em artigos anteriores já falamos sobre questões de ergonomia, iluminação, vegetação, acústica, cores e revestimentos. Neste texto vamos explorar sobre a ORGANIZAÇÃO nos locais de trabalho.
Seja em Home Office ou mesmo em escritórios, a organização ou a bagunça pode estar vinculada a duas situações:
Observando a listagem acima, entendemos que mesmo no caso de Home Offices, além da mesa e da cadeira de trabalho, é necessário algum espaço para armazenamento. Vamos analisar algumas opções de mobiliário que podem auxiliar na organização:
Em bancadas de trabalho que ficam em frente à parede, aproveite como apoio para murais, calendários, ou mesmo de barras de imãs onde podem ser fixados suportes metálicos como porta clips, porta canetas e demais acessórios. Para complementar essa ideia, convido para assistirem o vídeo que fiz na loja Ikea, na Alemanha, com ideias para Home Offices. Reparem no o sistema imã com suportes metálicos que aparece no final:
E conheçam o passo-a-passo para fazer um calendário semanal de parede, econômico e eficiente!
Resumindo então, para que o ambiente também possa contribuir com a organização de seu trabalho é importante que ele ofereça os espaços adequados de armazenamento. Inicie identificando o que precisa ser guardado, reúna todo o material para ter uma ideia do volume e escolha a melhor forma de organização e o local onde será armazenado. Saber onde encontrar o que precisamos para trabalhar, de forma rápida e eficiente, é a melhor madeira de otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Aproveite este início de ano e invista em um ambiente de trabalho organizado!
Tem alguma dúvida sobre esse tema? Escreva para arquitetura@benckearquitetura.com.br. Vou adorar receber seus questionamentos e sugestões!
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.
Passe a observar o espaço físico com um olhar mais estratégico e surpreenda-se com os inúmeros benefícios profissionais que ele pode proporcionar.
Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente mais informações sobre como transformar seu espaço de trabalho em um Smart Workplace.